Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 16 de outubro de 2018

"Posto De Gasolina Destina Corretamente O Óleo Das Máquinas De Costura Da EcoModas"

A EcoModas busca a sustentabilidade em cada passo, e por conta disto os diretores da marca friburguense que produz moda sustentável, mais especificamente calçados ecológicos, se empenharam na tarefa de dar o descarte correto do óleo oriundo das máquinas de costura. Por vir do petróleo, o óleo já é tóxico e, geralmente, contém diversos tipos de aditivos que, em altas concentrações, potencializam seus efeitos contaminantes. Ele contém elementos tóxicos, como cromo, cádmio, chumbo e arsênio, e outros. Anualmente, o óleo das máquinas de costura precisam ser substituídos para não comprometer a durabilidade do equipamento e também pode ocasionar avarias na costura. A EcoModas, por estar fortemente engajada com a preservação do planeta, percorreu diversos pontos de revenda deste tipo de material em Nova Friburgo para dar a destinação correta, visto que a cidade é detentora do título “Capital da moda íntima” no Brasil, com centenas de empresas ligadas ao setor. Contudo a pesquisa não gerou bons resultados, pelo contrário apenas levantou informações preocupantes acerca do descarte do óleo das confecções de Friburgo.
O óleo lubrificante usado ou contaminado, por não ser biodegradável, leva dezenas de anos para desaparecer na natureza. Quando vaza ou é jogado no solo, inutiliza-o, tanto para a agricultura, quanto para edificações, matando a vegetação e os micro-organismos e destruindo o húmus, além de causar a infertilidade da área, que pode se tornar uma fonte de vapores de hidrocarbonetos.
Quando dispensado no solo, a substância pode atingir o lençol freático, danificando os poços da região de entorno. Um litro de óleo lubrificante pode contaminar um milhão de litros de água. Além disso, se jogado no esgoto, ele irá comprometer o funcionamento das estações de tratamento de água, chegando, em alguns casos, a causar a interrupção do funcionamento desse serviço essencial.
Quando queimados (o que é ilegal e constitui crime), os óleos lubrificantes usados ou contaminados causam forte concentração de poluentes num raio de dois quilômetros. Também ocorre a geração de uma grande quantidade de particulados (fuligem), produzindo precipitação de partículas que, literalmente, grudam na pele e penetram no sistema respiratório das pessoas.
Alex Santos, gestor de comunicação e projetos da EcoModas decidiu então entender a composição do óleo e descobriu que possuía a composição semelhante ao do óleo lubrificante para automóveis. Com estas informações em mente, foi mais fácil de “estacionar” no Posto de Gasolina São José localizado no bairro Bela Vista em Olaria, onde abordou o dono do referido empreendimento para conversar sobre o problema que ele estava enfrentando na cidade. Prontamente, o dono do referido posto, comovido com a atitude ecológica de Alex, aceitou receber os dois litros de óleo da EcoModas que ele precisava descartar, e ainda o parabenizou pela consciência ecológica.Conversando com o funcionário do Posto São José que executou o descarte na caixa coletora e que futuramente uma empresa especializada irá recolhê-lo para transformar em novos produtos, Alex descobriu ainda que eles também destinam separada e corretamente as embalagens plásticas e os filtros de óleo.


EcoModas/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos