Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 23 de outubro de 2018

"Rosa no país das maravilhas"

A montanha pariu um rato. A coletiva do Tribunal Superior Eleitoral convocada para a tarde do domingo (21), por sua presidenta ministra Rosa Weber, tinha tudo para ser um evento bombástico. Ledo engano, ladeada por ministros e outras autoridades, o evento teve o efeito equivalente ao de um poderoso sonífero. Já não bastasse a denúncia da rede de notícias falsas financiada por empresários em desfavor da campanha de Haddad, o vídeo do deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro, Eduardo Bolsonaro, de que "basta um cabo e um soldado para fechar o STF" seria ingrediente suficiente para uma apresentação mais robusta daqueles que conduzem um dos processos eleitorais mais acirrados da história do Brasil.
O que transpareceu da coletiva é que não há nada palpável para enfrentar o problema das fake news. Nas palavras da própria presidenta "nada foi aprofundado, não se descobriu o milagre para lidar com o mundo paralelo (da internet)". Pois bem, o mundo paralelo pode decidir a eleição e, ao que pareceu ontem, não houve uma preparação da justiça à altura do problema.
No final da semana passada, o WhatsApp suspendeu a conta de 100 mil, isto mesmo, 100 mil usuários por disseminação de spam de notícias falsas relativos ao processo eleitoral. Além disso, suspendeu as contas das empresas Quickmobile, Yacows, Croc Services e SMS Market, envolvidas no escândalo divulgado pela Folha de S.Paulo. O Twitter suspendeu também várias contas, incluindo a do PSL. As empresas agiram, embora pudessem tê-lo feito antes da denúncia, já que detém meios para tal. Por outro lado, a Justiça Eleitoral parece estática.
Não, cara presidenta. O clima de suposta serenidade (ou paralisia) da coletiva de imprensa não corresponde à realidade. O problema não é novo, já era conhecido de todos e é atribuição da Justiça Eleitoral garantir a lisura do pleito. Pode ser tarde, para vocês, para nós, para o país.
Cristiane Oliveira é secretária-executiva, pós-graduanda em Direito e Processo do Trabalho e assessora da Secretaria-Geral da CTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos