Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

"A menina de origem judaica abraçada por Hitler"

Foto em preto e branco mostra Bernhardine Rosa Nienau sendo abraçada por Adolf Hitler em 1933Foto de 1933 mostra ditador nazista ao lado de garota de seis anos de idade cuja avó era judia. Imagem, que traz dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por mais de 11,5 mil dólares. Uma fotografia mostrando Adolf Hitler abraçando uma menina de origem judaica foi vendida em um leilão nesta semana por 11.520 dólares. Segundo noticiou o jornal The Washington Post, a imagem, em preto e branco, feita por Heinrich Hoffmann, fotógrafo pessoal do ditador, traz uma dedicatória de Hitler, em tinta azul escura, e o mostra sorrindo enquanto abraça Rosa Nienau, em 1933 em Berghof, seu retiro nas montanhas.
"À querida e apreciada Rosa Nienau. Adolf Hitler, Munique, 16 de junho de 1933", diz a inscrição.
O jornal informa que a imagem foi usada como propaganda em um momento em que o líder nazista era apresentado ao mundo como uma figura gentil e simpática.
A casa de leilões Alexander Historical Auctions, da cidade de Chesapeake, no estado americano de Maryland, vendeu a foto nesta terça-feira. Não se sabe como a imagem chegou à casa de leilões, e a identidade de seu comprador não foi revelada.
A casa de leilões afirmou que pesquisas revelaram que Hitler tomou conhecimento da origem judaica da menina, mas optou por ignorá-la. Nienau, com cerca de seis anos de idade quando a foto foi tirada, tinha uma avó judia, o que, segundo as leis nazistas, fazia com que a menina fosse "um quarto judia".
Ela teria ido com a mãe ao retiro de Hitler para celebrar o aniversário do ditador e provavelmente sido escolhida para conhecê-lo pelo fato de ambos fazerem aniversário no mesmo dia, 20 de abril. Eles teriam criado uma conexão, tendo se encontrado várias vezes depois e se correspondido durante cinco anos, até 1938.
De acordo com o livro Hitler's Alpine Headquarters (o quartel-general alpino de Hitler), de James Wilson, um dos assistentes de Hitler descobriu as raízes da jovem e proibiu que ela e sua mãe visitassem o retiro.
Mas Hitler não soube disso e depois de um tempo, ele se perguntou o que acontecera com a sua criança favorita. Ele teria descoberto mais tarde que ela fora impedida de entrar na propriedade e não teria ficado satisfeito com o fato, segundo o livro. Nienau morreu de pólio dez anos depois do encontro com o ditador nazista, em 1943.
Após a ascensão de Hitler e dos nazistas ao poder, judeus começaram a ser perseguidos. A chamada "Noite dos Cristais", em 1938, marcou o início do Holocausto, que resultou na morte de seis milhões de judeus.
Esta não foi a primeira vez que a casa de leilões de Maryland negociou itens relacionados a Hitler. Em fevereiro de 2017, um telefone de propriedade do ditador nazista foi vendido em leilão por 243 mil dólares.
MD/ap/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos