
E qual a importância das pesquisas realizadas para a sociedade? Tudo que usamos tem pesquisa envolvida, desde os alimentos até as tecnologias mais avançadas. Podemos citar alguns exemplos, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que foi pioneira no desenvolvimento de melhoria genética para maximizar a produção agrícola brasileira. A Petrobrás também se destaca neste quesito, através de muita pesquisa conseguiu descobrir e explorar o pré-sal.
Em cada remédio que consumimos, em cada equipamento que usamos existe muita pesquisa envolvida, e quem faz essas pesquisas e desenvolve as tecnologias ganha muito com isso. Diversos países no mundo têm sua economia movida, entre outras coisas, por patentes e tecnologias. O Brasil não pode ficar para trás, precisamos investir no desenvolvimento de pesquisa, acreditar que podemos também ter centros de excelência dentro do nosso país. A falta de investimento em pesquisa aumenta o custo Brasil, nos torna menos competitivos e impede o desenvolvimento nacional.
Os cortes em pesquisa possuem também um outro efeito, que é fuga de cérebro para outras nações. Um pesquisador com doutorado, em geral, estudou no mínimo 21 anos, e falam dois ou três idiomas. Muitos países no mundo querem receber este tipo de imigrante, já qualificado e pronto para fazer parte de uma equipe para desenvolvimento de ciência e tecnologia. A defesa da ciência brasileira não é um mero capricho, para se desenvolver um núcleo de pesquisa demoram muitos anos e não podemos perder o que temos, precisamos continuar avançando.
Um dos fatores que leva a essa falta de apoio a pesquisa no Brasil, é a falta de conhecimento da população sobre a ciência e sua importância. Ao longo da minha curta vida científica, por diversas vezes, me deparei com pesquisares que não se davam ao trabalho de explicar para a comunidade que estava ao redor, a importância da pesquisa realizada. Alguns até mesmo chegam a criticar colegas que se empenham na popularização da ciência, mas é preciso fazer ciência para além do curriculum Lattes. Um artigo em um periódico renomado vale muito, e com certeza é importante, mas também tem igual importância o apoio popular. É importante incentivar e encantar jovens mentes com o universo fantástico da ciência. Para isso, é preciso também valorizar as ações de extensão universitária e de popularização da ciência, fazer com que todos entendam o quanto é importante fazer uma pesquisa cientifica e o quanto isso soma para o nosso país e para cada um de nós, desta forma, a pesquisa no Brasil com certeza terá o apoio que tanto necessita.
Caiubi Kuhn é Geólogo, mestre em Geociências pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Docente do Instituto de Engenharia, Campus de Várzea Grande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e conselheiro do Crea-MT. E-mail: caiubigeologia@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário