Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Conecte na ALMT

AJUDE ESTA CAUSA

AJUDE ESTA CAUSA
SANTA CASA DE CUIABÁ | (65) 3051-1946

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411-3500

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

"EMBRATUR E KING’S COLLEGE LONDON ESTREITAM LAÇOS PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS"

Palestra marca primeira ação conjunta entre as instituições. Objetivo é firmar acordo de cooperação para troca de estudos e informações sobre a imagem do Brasil . A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a King’s College London (Universidade de Londres) iniciam as tratativas para a assinatura de um acordo de cooperação para intercâmbio de experiências, estudos e dados sobre o Brasil. A primeira atividade desta aproximação aconteceu nesta quarta-feira, (28), em Brasília, com a realização da palestra “Percepção do Brasil”, ministrada pelo Dr. Vinícius Mariano de Carvalho, do Brazil Institute, departamento da King’s College e único grupo de estudos dedicado exclusivamente ao Brasil na Europa.
A parceria entre ambas instituições ganhou força após agenda da presidente da Embratur, Teté Bezerra em Londres, por ocasião da WTM London, importante feira do setor realizada no início do mês na capital da Inglaterra. Segundo ela, essa troca de informações sobre a imagem do Brasil no exterior com a universidade britânica será importante para o trabalho da Embratur.
“O King’s College, por meio do Brazil Institute, estuda o Brasil e constrói uma imagem crítica do país. A troca de informação sobre o Brasil é importante para a difusão de conhecimento e capacitação do jovem e competente corpo técnico da Embratur, que trabalha a imagem do país no exterior e tem como objetivo atrair cada vez mais turistas estrangeiros para os destinos brasileiros”, explica.
O Dr. Vinícius de Carvalho considera a aproximação importante tanto para a Embratur, com subsídios para o trabalho de promoção do Brasil neste mercado, quanto para a King’s College que trabalha para moldar um pensamento sobre o Brasil em solo europeu.
“Esta palestra e a troca de informações são importantes, pois podemos compartilhar um pouco as reflexões e temáticas que estudamos sobre o Brasil na King’s College London e que são correspondentes à atividade fim da Embratur, que é a promoção do turismo brasileiro no exterior. É um momento bastante interessante e espero que seja apenas o primeiro de muitas outras colaborações e visitas como esta,” afirmou.
De acordo com Carvalho, a universidade enviará um modelo de memorando que, se atender aos pré-requisitos da Advocacia Geral da União, poderá ser a base para assinatura do acordo de cooperação técnica entre as partes. O objetivo, segundo o professor, é a partir da assinatura, realizar um trabalho sistemático com um plano de ação com atualizações a cada dois anos.
PERCEPÇÃO SOBRE O BRASIL
Durante a palestra, o professor ressaltou os desafios de trabalhar a imagem de um país como o Brasil, com território de extensão continental e grande diversidade natural, cultural e também de atrativos turísticos. Segundo ele, a imagem de um país deve fazer parte de uma grande estratégia, uma Política de Estado e não apenas reagir às crises ou críticas.
“É difícil singularizar qualquer contexto sobre o Brasil, pois é um país diverso. O desafio é a equalização entre a imagem e a narrativa. Trata-se de um país com muitos elementos. Para transformar o instantâneo em perene, é preciso que o conteúdo seja mais forte que a forma. A forma apela para a sensibilidade, enquanto o conteúdo para o cognitivo. Há muito potencial, mas é preciso incorporar tudo em uma grande narrativa”, defende Carvalho.
No encontro, o professor citou o caso do próprio Reino Unido, que enfrenta um dos maiores desafios para sua imagem no exterior com o Brexit, (abreviação para "British Exit"), termo usado para a saída do Reino Unido da União Europeia. O país respondeu com uma campanha com objetivo de retomar a narrativa utilizando a imagem e a história do país. “A campanha Great Britain utiliza imagens fortes ligadas as cores do país, durante o momento político mais crítico da Inglaterra. Não é possível utilizar apenas imagens positivas. É preciso incorporar as críticas ao discurso e buscar transformar o negativo em positivo”, ponderou.
A palestra contou com a presença do corpo técnico da Embratur e também de acadêmicos do curso de graduação em Turismo do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília e da Upis - Faculdades Integradas.
KING’S BRAZIL INSTITUTE
Fundado em 2008, o King's Brazil Institute é um ponto focal para atividades relacionadas ao Brasil em várias disciplinas acadêmicas. O Instituto promove desenvolvimento do perfil dos estudos brasileiros de nível superior no Reino Unido, coordena e desenvolve capacidades de pesquisa relacionadas ao Brasil e programas de estudo focados no país.
Além disso, constrói vínculos com organizações brasileiras na educação, nos setores culturais, criativos, negócios e governo. Por meio dessas atividades, o Instituto pretende contribuir para um crescente interesse interdisciplinar no Brasil entre estudantes e acadêmicos. O departamento foi pioneiro no estudo da cultura e história brasileiras como uma área de estudo concentrada nos últimos 12 anos e, até o momento, é o único grupo de estudos dedicado exclusivamente ao Brasil no continente europeu.
Assessoria de Comunicação da Embratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário