Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

"Medeiros destaca potencial produtivo de MT no Parlamento Europeu"

A importância do agronegócio sustentável para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso e do Brasil foi apresentada pelo senador José Medeiros (Pode) durante uma reunião, nesta terça-feira (20), no Parlamento Europeu. A mesa redonda, realizada em Bruxelas, na Bélgica, contou com a participação de diretores da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e autoridades da Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Noruega e Reino Unido.
Em sua intervenção, Medeiros elencou os resultados positivos do agronegócio que mesmo diante da grave crise econômica enfrentada pelo Brasil preservou a trajetória de crescimento. Ele também destacou a sustentabilidade da produção agrícola nacional e a importância da relação comercial com os países membros da União Europeia.
“O Brasil está entre maiores produtores mundiais de açúcar, suco de laranja, café, soja, milho, carne bovina e suína. Contudo, há outro aspecto que nem sempre é destacado, que diz respeito à capacidade do agronegócio de sustentar uma significativa escalada de produção sem que haja uma correspondente degradação de áreas preservadas ou de vegetações nativas”, frisou o senador, que participa da agenda internacional a convite da Aprosoja representando o Congresso Nacional.
Diante dos números da produção nacional, o senador ressaltou o potencial econômico de Mato Grosso e o relevante papel que o estado tem na evolução do agronegócio brasileiro, constituindo-se no maior produtor nacional de carne bovina, de soja, de milho, de algodão e de óleo de girassol. “A produção agrícola e de fibras de Mato Grosso saltou de 13 milhões de toneladas, na safra de 2000/2001, para 66 milhões de toneladas, na safra de 2016/2017. As exportações avançaram de cerca de 1 bilhão de dólares, em 2007, para mais de 14 bilhões de dólares, em 2017. Portanto, verifica-se que é absolutamente incontestável a contribuição do agronegócio e, em especial, do Estado de Mato Grosso, para a economia nacional”, frisou o parlamentar. Ele acrescentou ainda, que em Mato Grosso as unidades de conservação e as áreas preservadas pelos produtores representam um total aproximado de 62,1% do território estadual”.
Nesta segunda-feira (19), o senador mato-grossense participou de um workshop sobre a produção sustentável de soja no Brasil. O evento foi promovido pela Aprosoja em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), a Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (Fefac), a Federação Europeia de Óleo Vegetal e Proteínas (Fediol) e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH).
A comitiva de Mato Grosso também participou da comemoração dos 10 anos de criação da Iniciativa para o Comércio Sustentável. Durante o evento, o governador eleito Mauro Mendes foi uma das autoridades, que por meio de um vídeo, reforçou a importância da parceria com o IDH. Em sua mensagem, Mauro destacou o potencial de produção de alimentos de Mato Grosso.
A agenda de trabalho segue até sexta-feira (23) com reuniões para se discutir a produção sustentável e a relação comercial de Mato Grosso e do Brasil com a os países da União Europeia.
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos