Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Conecte na ALMT

AJUDE ESTA CAUSA

AJUDE ESTA CAUSA
SANTA CASA DE CUIABÁ | (65) 3051-1946

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411-3500

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

"Prefeito aprova criação do Conselho Municipal para a Juventude"

Outras reuniões ainda serão realizadas, para que seja estabelecido um modelo de decreto que será encaminhado à votação na Câmara dos Vereadores nas próximas semanas. Em reunião com jovens representantes de movimentos sociais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, aprovou a criação do Conselho Municipal para a Juventude, na segunda-feira (26). À frente de grupos estudantis, partidários, LGBTQI+ e de cultura, os participantes manifestaram seus anseios em dialogar com a gestão, a fim de estruturar uma série de projetos e políticas públicas voltadas a esta parcela da população.
Membro dos conselhos Estadual e Municipal de Educação, Daniel Abreu, explica que a proposta ajudará a agrupar diferentes perfis em busca de melhorias para todos. “A juventude é segmentada, podemos observar isso desde as batalhas de rap na Praça Alencastro até os encontros na Orla do Porto e na Arena Pantanal. Então o que queremos é concretizar ações que incluam diferentes perfis”, disse.
De acordo com ele, a atuação dos movimentos sociais passa por um momento de reestruturação e as ambições de organização e participação, são cada dia maiores. “É importante fazer essa reflexão e criar metas, para que nossas metas virem projetos e sejam levadas adiante. O Conselho não será apenas um espaço de diálogo entre jovens, mas também de conversa com prefeito, os vereadores e toda a sociedade.”
O presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes (UNE), Juarez França, explica que todas as áreas ali representadas carecem desse suporte para poder ampliar suas ações. Nesse contexto, o papel do Conselho será traduzir a pluralidade do jovem por meio do alcance junto à Prefeitura, por exemplo.
“Muitas vezes associamos o jovem apenas ao futuro, mas não é só isso que queremos. Precisamos ser protagonistas do que está sendo construído agora. Uma prova da importância dessas representações é a eleição do deputado federal Emanuelzinho. Assim como ele está fazendo, ocuparemos essas vias institucionais, para que possamos ser ouvidos e respeitados” afirma Juarez.
O Prefeito adiantou que outras reuniões ainda serão realizadas, para que seja estabelecido um modelo de decreto que será encaminhado à votação na Câmara dos Vereadores nas próximas semanas. Ele reforçou que estes são segmentos que dependem apenas de oportunidade e se colocou à disposição dos jovens, destacando a importância desse engajamento social.
“Vocês já se viram e fazem um barulho danado pela cidade com todas as limitações, imagina em parceria com o poder público? Eu quero vocês aqui dentro pra valer. Como promover políticas públicas de desenvolvimento e inclusão, se eu não ouvir os jovens? Quem tem as soluções são vocês. Pra eu chegar até a ponta, o caminho mais curto é fazer o óbvio, que é ouvi-los”, afirmou.
Também participaram do encontro os representantes Manuel Silva, do Conselho Para Igualdade Racial (CPIR); Denilson Dark, do Movimento Hip Hop; Emilly Iris, da Juventude PTB; Fernando Silva, da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT); Edvaldo Souza, da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT); Jéssica Balta, da Juventude do PTB; Denner Alencar da União Nacional LGBT; Willian Vieira, da União Nacional dos Estudante (UNE), Francisco Janderson, da Juventude CTB; Hans Vitor e Felipe Oliveira, do Grêmio da Escola Presidente Médice e Wesley da Mata, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (DCE - UFMT).
ANDRÉ GARCIA SANTANA
Luiz Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário