Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Conecte na ALMT

AJUDE ESTA CAUSA

AJUDE ESTA CAUSA
SANTA CASA DE CUIABÁ | (65) 3051-1946

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411-3500

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

"Reforço Educacional: Justiça e Município reforçam cooperação educacional com projeto de inclusão social"

A Biblioteca ganhou equipamentos digitais e foi criado núcleo tecnológico. Bibliotecas repaginadas com equipamentos digitais e criação de núcleos tecnológicos, chamados de estudiotecas, além de salas de videoteca, brinquedoteca e letramento são novidades em duas escolas municipais de Várzea Grande. A Escola Municipal de Educação Básica “Abdala José de Almeida”, bairro São Mateus que atende cerca de 780 alunos foi inserida no Programa inovador e de inclusão social com os novos espaços dotados de computadores, data show, televisores, ente outros equipamentos multimídia. Essa é a segunda unidade contemplada com inauguração do Complexo Cultural “Sonhos e Letras”, idealizado pelo Programa Justiça em Estações Terapêuticas e Preventivas do Juizado Especial Criminal de Várzea Grande (Jecrim/VG).
A entrega do recinto de tecnologia e conhecimento foi feita na sexta-feira (23), com a participação de representantes dos poderes executivo e judiciário, representantes da Universidade Federal de Mato Grosso; Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso e Academia Mato-grossense de Letras. Nela foi realizado o projeto-piloto da Justiça Preventiva, iniciado em 2017, por meio do Tribunal de Justiça.A iniciativa faz parte do programa base do Jecrim/VG, denominado ‘Justiça em Estações Terapêutica e Preventiva’, e busca proteger as famílias em vulnerabilidade social ligadas à dependência química das drogas. Além disso, o projeto é consequência de um termo de cooperação técnica entre o Poder Judiciário e a Prefeitura de Várzea Grande.
A juíza responsável pelo Programa, Amini Haddad Campos, enfatizou que os espaços são voltados para fomentar o conhecimento e despertar habilidades e criatividade intelectual dos alunos. “O projeto busca oferecer para os estudantes, por meio da leitura, do teatro, do cinema, do trabalho artesanal e da dimensão transformadora, novos espaços dialogados para auxílio aos seus horizontes de vida, e assim projetar cada vez mais pessoas nas políticas preventivas. Esta ação é essencial para a formação intelectual das crianças e adolescentes. É uma ponte de construção do saber da vida futura.Parabenizamos a parceria da Prefeitura que tem um olhar diferenciado para que as crianças cresçam em potencialidades racionais, emocionais e intelectuais. Essa iniciativa contribui para o desenvolvimento humano de cidadãos que serão autores da sua própria história. Temos uma vontade genuína de fazer o bem e fazer bem feito. Hoje sinto-me realizada pessoal e profissionalmente. Obrigado pela oportunidade e parceria”.
Durante a entrega, a prefeita Lucimar Sacre de Campos agradeceu a parceria do Tribunal de Justiça e informou que a intenção é dotar, até o final de 2020, todas as escolas municipais com estes equipamentos. “É uma honra poder oferecer aos alunos um espaço que incentive o hábito da leitura, ampliando o universo do conhecimento. É fundamental promover o acesso à cultura, dando oportunidade para que todos estejam preparados para enfrentar os desafios da vida adulta”.
Segundo a prefeita, o Complexo Cultural “Sonhos e Letras” é uma referência histórica na Educação Básica do município. “Entregamos um equipamento que vai beneficiar nossas crianças e adolescentes. Várzea Grande, ganha um importante espaço de cultura. Os alunos poderão desfrutar de um espaço humanizado, qualificado e tecnologicamente apropriado. Aqui serão realizados diversos eventos, cursos, além de outras atividades voltadas para o ensino aprendizagem na formação e construção do saber. A prefeitura está empenhada em oferecer oportunidades e novas alternativas para os alunos de Várzea Grande”, sublinhou a prefeita.De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, o compromisso da atual gestão não é só cumprir a legislação ,mas principalmente, com a questão pedagógica. “Está inauguração marca a transição entre a sala de leitura e a biblioteca escolar. Mais do que cumprir questões burocráticas, estamos potencializando os nossos profissionais para auxiliar no desenvolvimento de leitura e escrita dos nossos alunos”, declarou.
O secretário acrescentou ainda que os investimentos feitos nas unidades escolares irão intensificar o desenvolvimento educacional dos alunos. “A Escola Municipal “Abdala José de Almeida”, tem sido um exemplo em qualidade de ensino, já produziu diversos resultados positivos com a implantação da Escola de Tempo Ampliado (ETA). Inaugurar o Complexo Cultural “Sonhos e Letras”, com ambiente totalmente adequado, contribuirá ainda mais na formação das nossas crianças”, destacou.
O projeto foi iniciado pelo Jecrim em 2017, quando foi montada e estruturada uma biblioteca e uma brinquedoteca na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Joaquim da Cruz Coelho”, no bairro Serra Dourada. A escola atende atualmente mais de 200 alunos do ensino fundamental.
O novo espaço que passou por uma reforma, conta com sala para literatura infantil e literatura geral, laboratório de informática, e um amplo acervo com mais de 1.000 livros catalogados. Localizado no hall da Biblioteca, o Espaço Digital disponibiliza aos usuários computadores contendo obras digitais (e-books) e acesso gratuito à internet via Wi-fi. O novo serviço pretende dinamizar a relação da Biblioteca com os alunos por meio das tecnologias de informação.
Claudia Joséh

Nenhum comentário:

Postar um comentário