Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

"Tapurah tem a 3ª melhor alimentação escolar de Mato Grosso"

A gestão da merenda escolar de Tapurah está entre as dez melhores do Estado: Avaliação foi realizada pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), através da controladoria interna do município. Uma avaliação realizada nos 141 municípios de Mato Grosso, destacou as melhores gestões da merenda escolar no Estado. O resultado foi divulgado e revelou que Tapurah está na 3º colocação do ranking. A proposta do município é continuar investindo na merenda escolar para ofertar aos alunos cada vez mais uma alimentação de qualidade. Dessa forma, o resultado desta avaliação é um incentivo para dar continuidade aos projetos da área. Agora também toda a rede municipal de ensino, antes do início das aulas recebem café da manhã. Mais de 10 mil e 500 pães são produzidos mensalmente pela padaria Municipal. Com a panificadora, ainda foi possível melhorar a qualidade e aumentar a diversidade de preparações oferecidas aos estudantes. Com uma estrutura e equipe adequadas a necessidade.
“É uma alegria poder ver no rosto das crianças a felicidade antes da aula, tomar um café da manhã saboroso e nutritivo, sempre venho acompanhar de perto esse trabalho, feito com responsabilidade e qualidade”, Prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz.
A pesquisa mostrou que o resultado de Tapurah foi 114 pontos, tendo o nível de maturidade de 165,22%, considerado como são planejados, executados, controlados e gerenciados. Com isso, o município conquistou o terceiro lugar no Estado de Mato Grosso. O primeiro lugar ficou com o município de Itaúba com 121 pontos e em segundo lugar ficou Lucas do Rio Verde com 115 pontos.
Com a centralização da produção da alimentação escolar no Centro de Cidadania e Transformação – CCT, Todos os dias são servidas cerca de 3 mil e 288 refeições, chegando a 657 mil ao ano, gerando uma economia de mais de 30 mil reais apenas nas refeições.
“A qualidade da alimentação é inquestionável. Na panificadora, produzimos mais de 10 mil pães por mês. Hoje temos seis unidades escolares no município e algumas são até fora do perímetro urbano, no interior. E para fazer o controle e a fiscalização, é mais difícil. Centralizando tudo em um lugar só, conseguimos controlar a questão do desperdício, o preparo, melhor treinamento da equipe e ambiente mais adequado para o trabalho”, garantiu a nutricionista responsável pela merenda escola, Janaina Woicichoski.
A Secretária de Educação, Geovania Cesca, explicou que além de melhorias na infraestrutura escolar e capacitação da equipe pedagógica, há também a preocupação a alimentação escolar. “Estamos satisfeitos com os resultados, a merenda é essencial para o aluno esteja concentrado em sala de aula melhorando o seu aprendizado trazendo benefícios como o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da frequência escolar“, finalizou a Secretária.
CCT – Centro de Cidadania e Transformação é um complexo com mais de 1.500 metros quadrados de construção. Nele, além da cozinha e panificadora, também é possível encontrar uma câmara frigorífica destinada especialmente para o armazenamento de gêneros alimentícios perecíveis. O CCT realiza a produção das refeições que serão transportadas e servidas nas creches e escolas municipais.
Maurício Dalepiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário