Começou hoje (23/01) a abertura oficial do ano letivos para os mais de 200 servidores da Educação municipal de Tapurah. A Semana Pedagógica é voltada para os educadores, professores, auxiliares e motoristas ligados a Secretaria de Educação, com palestras e instruções da pasta para 2019. A Secretaria de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Geovania Cesca, comenta que hoje e amanhã serão dedicados a palestras e instruções para o ano letivo.
“Nossa expectativa para 2019 são as melhores, os professores estão bem preparados, motivados e capacitados para os desafios em sala de aula, essa semana será dedicada a eles, serão tratados temas como direitos e deveres dos servidores e também cada professores receberá um kit com caderno personalizado para o planejamento das aulas, será um ano de muito sucesso,” finalizou Geovania. Para a professora de matemática, Aline Cristiane Boldt Loubak, este ano será de mudanças, ela foi aprovada pelo concurso público e veio de Curitiba para morar e dar aulas em Tapurah. “De todas as cidades que passei, me encantei por Tapurah, uma cidade limpa e organizada, onde posso trabalhar e cuidar do meus filhos, uma tranquilidade que me traz muita qualidade de vida, por isso optei Tapurah,” comentou a professora.
O vereador Alcione Biase estava presente na abertura e comentou que: “Nossa educação só tem a crescer cada vez mais, foi concedido o aumento merecido de 6%17 para os professores. E é isso que queremos, vamos, juntos, trabalhar para transformar nossas escolas, nossos estudantes com um ensino de qualidade,” comentou Alcione.
Os mais de 1.600 alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas no dia 4 de fevereiro. Os professores começaram essa semana e devem usar esses dias para planejar e preparar o ano letivo, que conta com 200 dias de aulas.
Salto no IDEB - As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2017 divulgadas pelo ministério da Educação e Cultura (MEC) mostra uma grande evolução na educação tapuraense nos últimos dois anos. Entre as escolas das redes municipal (Vinícius de Moraes) e estadual (Cândido Portinari) a nota do IDEB saltou de 5,6 (em 2015) para 5,9 em 2017 para os alunos do 5º Ano, e de 4,1 (em 2015) para 5,1 (em 2017) para os alunos do 9º Ano. O grande salto no índice de avaliação foi registrado na rede municipal de ensino, dos anos iniciais, onde em 2015 a nota alcançava 5,2 e em 2017 atingiu 5.7, ou seja, uma evolução notória da educação municipal.
2ª Melhor Alimentação do Estado - A gestão da merenda escolar de Tapurah está entre as dez melhores do Estado: Avaliação foi realizada pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), através da controladoria interna do município. Uma avaliação realizada nos 141 municípios de Mato Grosso, destacou as melhores gestões da merenda escolar no Estado. O resultado foi divulgado e revelou que Tapurah está na 2º colocação do ranking. A proposta do município é continuar investindo na merenda escolar para ofertar aos alunos cada vez mais uma alimentação de qualidade. Dessa forma, o resultado desta avaliação é um incentivo para dar continuidade aos projetos da área.
Maurício Dalepiane/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário