Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

"INCLUSÃO: Lei determina implantação de academias com aparelhos adaptados em parques e praças"

Proposta pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), a Lei nº 10.812 visa a beneficiar pessoas com diversos tipos de deficiência. Está em vigor em Mato Grosso a Lei nº 10.812, de autoria do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), que determina que os novos projetos de parques, praças e outros locais públicos, realizados por meio de convênios com o estado, tenham espaços destinados à implantação de academia popular ao ar livre, com aparelhos adaptados a pessoas com deficiência e jardim sensorial. Conforme texto do projeto, as academias têm o objetivo de estimular a prática de exercício físico regular por pessoas com deficiência, desenvolver e estimular espaços de inclusão social, executar ações, eventos e campanhas voltadas à educação continuada em saúde e bons hábitos dessa parcela da população, além de incluir a atividade física regular como fator importante ao desenvolvimento de políticas de saúde.
Os jardins sensoriais, por sua vez, são espaços criados para estimular os cinco sentidos: tato, olfato, audição, visão e paladar/degustação e visam a beneficiar pessoas com deficiência visual, auditiva e/ou motora e com déficit cognitivo, de equilíbrio ou propriocepção.
“A utilização de equipamentos adaptados contribui de forma ímpar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, favorecendo a reabilitação física, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária. Por outro lado, o jardim sensorial transcende o espaço terapêutico e também se ancora na inclusão social da pessoa com deficiência”, ressaltou o deputado Guilherme Maluf.
A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Estado que circulou nesta quarta-feira (30).
Assessoria de Imprensa
Fotos: JL Siqueira/ALMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário