
O levantamento também indicou uma crescente aceitação de que alguns segmentos de notícias de qualidade podem necessitar de subsídios. Para 29% dos entrevistados, as organizações sem fins lucrativos são a fonte esperada para esse auxílio. Outros 18% esperam ajuda das plataformas tecnológicas.
As empresas também estão redimensionando a atenção dada ao Facebook em seus modelos de negócios. Menos da metade dos entrevistados (43%) disseram acreditar que a plataforma será "importante" ou "extremamente importante" em 2019.
Os entrevistados revelaram ainda uma renovação de foco em indicadores de confiabilidade de notícias para ajudar os leitores a escolher em que e em quem confiar. Para 78% deles, investimentos em inteligência artificial ajudarão a assegurar o futuro do jornalismo. A mesma porcentagem acredita que as tecnologias ativadas por voz terão um impacto significativo na maneira como a audiência acessa os conteúdos oferecidos, enquanto 75% acha que a oferta de áudios está se tornando mais importante em suas estratégias de conteúdo e comerciais.
Em contrapartida, a pesquisa indica que o crescimento dos paywalls tem afastado pessoas do noticiário de qualidade e pode levar à evasão e adoção de "softwares de bloqueio de paywall". Quanto à propagação de desinformação nas redes, os entrevistados acreditam que a questão continuará a ser um problema em 2019.
Acesse a pesquisa aqui.
Imprensa/Caminho Político
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