Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

"18ª LEGISLATURA: Presidente Botelho destaca atuação da ALMT e encerra legislatura com 22 leis"

Deputado concluiu 1º mandato com 1.297 proposições para Mato Grosso avançar, Com muito debate entre os Poderes, servidores públicos e sociedade organizada, a Assembleia Legislativa encerrou a 18ª Legislatura de forma positiva, sob o comando do presidente Eduardo Botelho (DEM). Por meio do diálogo, conduziu importantes ações e aprovou leis para ajudar Mato Grosso a sair da crise e retomar o crescimento. Botelho também concluiu o seu primeiro mandato com 1.297 proposições, dentre elas 22 leis, e está pronto para no segundo mandato trabalhar ainda mais contribuindo com a qualidade de vida da população mato-grossense. “Tenho orgulho de ter feito parte da 18ª Legislatura. Juntamente com os colegas deputados, não medimos esforços para realizar todas as ações em benefício de Mato Grosso. Discutimos e aprovamos leis que podem melhorar o controle dos gastos e ampliar a arrecadação do estado. Agradeço a todos os deputados pela dedicação e empenho, também aos servidores da Casa”, agradeceu o presidente. Sobre as expectativas para a 19ª Legislatura, Botelho disse que são as melhores possíveis. E que está conhecendo os 14 novos parlamentares. “O Parlamento teve grande renovação, estou conhecendo os deputados. Com certeza, vamos manter o diálogo para que a Casa contribua cada vez mais, principalmente neste momento em que o estado precisa recuperar as finanças, a credibilidade, sobretudo melhorar os serviços à população”.
Dentre os avanços obtidos, o presidente destacou que o Fiplan e o Portal Transparência, onde o cidadão pode acessar dados sobre Contratos, Convênios e Documentos Correlatos, Receitas e Despesas, Fundo de Assistência Parlamentar, Instituto de Seguridade Social dos Servidores do Poder Legislativo e Folha de Pagamento. Outros destaques se referem à Assembleia Itinerante; à Escola Legislativa em Movimento, que ouviu pessoas, autoridades e levou cursos na área da educação, saúde, proporcionando assistência social e cidadania em diversas cidades. Além de audiências públicas; compra de ambulâncias para os municípios; aprovação do Fethab II para amenizar a crise financeira do estado; criação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal de Mato Grosso (FEEF), para ajudar a Saúde; compra coletiva de medicamento; ampla defesa da Revisão Geral Anual dos servidores públicos; avanços na área de Comunicação da ALMT, dentre outras ações.
“Hoje, somos a Assembleia mais transparente, pois todo andamento administrativo está disponível no Portal Transparência. Também proporcionamos condições de melhorias no trabalho dos parlamentares. Espero continuarmos nesse processo de recuperação do estado e a Assembleia participe ajudando ativamente”, destacou o presidente. A ALMT ocupa a primeira posição no ranking da transparência entre os poderes legislativos do Centro-Oeste brasileiro. Em nível nacional está em 6º lugar no ranking do Ministério da Justiça
Para o presidente, a atuação da ALMT será fundamental às mudanças necessárias do governo, que deverá encaminhar com novos projetos. A exemplo das reformas Tributária e da Previdência. Também a revisão dos incentivos fiscais para destinar mais recursos à Saúde.
Mesmo com a agenda cheia à frente do Parlamento, Botelho apresentou diversas proposições. Dentre as 22 leis de sua autoria, está a Lei 10.810/2019, que institui o Dia Estadual da Equoterapia. A Lei 10.659/2017, que torna obrigatória a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar. E a Lei n° 10.676/2018, que torna obrigatório que todos os hospitais e maternidades, públicos e privados, tenham sala adequada para a realização de parto natural ou humanizado.
Itimara Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário