Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

"Atenção Psicossocial: Prefeita visita Caps AD e certifica atendimento humanizado"

A unidade funciona em três turnos. Estão em tratamento 220 pacientes. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Várzea Grande, acabou de passar por uma reforma completa que custou cerca de R$ 9 mil. A prefeita Lucimar Sacre de Campos e o secretário Municipal de Saúde Diógenes Marcondes, estiveram nesta segunda-feira, 18, na unidade para conferir os resultados da reestruturação da unidade que atende pacientes que “lutam” contra o vício das drogas e do álcool.
Atualmente o Caps funciona de segunda a quinta-feira em três períodos – no período da manhã, da tarde e à noite, até as 21 horas. Na sexta-feira, o atendimento é até as 17 horas. Cerca de 220 pacientes ativos estão em tratamento na unidade. A prefeita Lucimar Sacre de Campos disse que é muito importante a saúde pública ter em sua rede de atendimento, atenção voltada a este segmento da sociedade que necessita de tratamento especial. “A dependência de álcool e drogas é um problema que não escolhe idade, sexo, nem classe social. A unidade vem prestando todo o acompanhamento necessário e multiprofissional para que essas pessoas possam superar o problema e serem reintegrados à família e à sociedade”, afirmou a prefeita.
O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, disse que a unidade de saúde contribui com o fortalecimento de uma rede que sempre buscou garantir o cuidado de usuários em situação de vulnerabilidade social em serviços abertos, com acesso à saúde e atendimento humanizado. “Garantir a assistência integral, é a nossa meta. O Caps AD oferece acolhimento com plantão técnico e avaliação das necessidades de saúde de cada usuário, de modo a incluí-lo em programa de atenção diária ou encaminhá-lo de forma qualificada para outros serviços da rede que sejam mais adequados à situação do momento. Mas é uma unidade resolutiva, e a taxa de abandono já e bem menor. As pessoas em tratamento permanecem no tratamento e evoluem na solução do seu problema. Cada dia é um dia novo de tratamento, para quem é dependente químico até a fase do paciente saber lidar com o problema e controlar. A Rede de Serviços do SUS de Várzea Grande cumpre o seu papel de recuperar estes pacientes, de forma a reinseri-los no seu convívio familiar e voltar a vida e rotina normal”.
De acordo com a gerente e responsável técnica da unidade, Joana D’arc, o Caps AD, que está localizado no bairro Jardim Imperador, próximo a Prefeitura de Várzea Grande, oferece o tratamento aberto e conta com uma equipe interdisciplinar composta por psicólogo, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, médico clínico-geral, médico psiquiatra e arteterapeuta. Na unidade, os profissionais trabalham com a estratégia de redução de danos à saúde e danos sociais, bem como na reinserção social agregada a promover qualidade de vida a estes pacientes.
Na unidade o paciente encontra ajuda dos profissionais, medicamentos e troca de experiências que os ajudam a vencer o vício. Sem fila de espera, o atendimento é realizado no exato momento em que o paciente procura a unidade. Joana falou ainda da reforma que ocorreu de forma rápida e sem suspender os atendimentos. “A reforma serviu para darmos mais comodidade aos nossos pacientes. Novos equipamentos também foram recebidos, a unidade de fato está com uma cara nova”, disse a gerente.
Também é ofertado na unidade terapia na formação de grupos terapêuticos, cujos encontros ocorrem diariamente. No Caps AD os grupos terapêuticos são: psicótico, operativo, de artes, de educação em saúde, de inclusão digital e grupo de mulheres. O da família é voltado para os familiares dos pacientes que participam de terapia em grupo e atividades de artesanato. “Cada grupo tem uma finalidade diferente para oferecer ao paciente, cujos propósitos são o de reposicionar e reinserir no contexto social e familiar. Através dessas atividades ele é orientado como se posicionar novamente no ambiente familiar, no trabalho, no meio de amigos”, pontua o psicólogo André Antunes.
Joana explica ainda que a unidade, funciona de porta abertas, “a pessoa pode vir espontaneamente sozinho ou com a família, também referenciada por outras unidades. A Justiça as vezes encaminha alguns casos, mas a demanda é espontânea. Nossa maior preocupação é a recuperação da pessoa, desde sua saúde até a convivência com a sociedade”, afirmou a gerente.
O atendimento no Caps AD também inclui visitas domiciliares, e atividades externas como passeios em museus, exposições e praças. Na Rede de Serviços na Atenção Psicossocial, Várzea Grande conta ainda com um Caps Infantil e o Caps 2 que atende pessoas com transtornos mentais. Nessas unidades, o horário de funcionamento é das 7h às 17 horas.
Letícia Kathucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos