Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

"Centro-Oeste foi a região com menor percentual de queda nas vendas"

Resultado de imagem para varejo de material de construçãoO varejo de material de construção teve desempenho estável no mês de janeiro, na comparação com dezembro. Já com relação a janeiro do ano passado, o setor teve queda de 9%. A queda já era esperada devido aos investimentos realizados em dezembro, férias, cartão de crédito, IPTU, IPVA, volta às aulas. Porém, para 2019 a expectativa é de que o segmento cresça acima de 9%, segundo Gustavo Nascimento, presidente da Associação dos Comerciantes do Varejo de Materiais para Construção (Acomac/MT). “O setor vem crescendo, as vendas foram expressivas nos últimos 12 meses e o empresário está otimista para o ano de 2019. Esperamos um crescimento superior a 8% ao ano, baseado no 6,5% que tivemos em 2018. Alguns dados favoráveis indicam o progresso nas vendas, entre eles a confiança do consumidor no novo Governo, a atratividade do déficit imobiliário, linhas de crédito atrativas com prazo dilacerado”, analisa Nascimento.
Em 2018 o varejo de materiais para construção teve um faturamento recorde de R$ 122 bilhões, em todo o Brasil.
A Pesquisa Tracking mensal da Anamaco entrevistou 530 lojistas entre os dias 24 e 30 de janeiro. Todas as regiões do país apresentaram resultados abaixo do esperado em janeiro: Centro-Oeste (-3%) foi a que registrou menor queda. Já o Nordeste (-26%), Norte (-15%), Sudeste (-12%) , Sul (-9%) .
Entre as categorias pesquisadas, tintas apresentaram a maior retração no período (-40%), seguidas de revestimentos cerâmicos (-17%). Já telhas de fibrocimento cresceram 4% no mês, possivelmente por conta do aumento de volume de chuvas.
Gustavo Nascimento explica que a expectativa é que em fevereiro as vendas melhorem, porém, só em meados de abril quando as chuvas cessarem é que as reformas e construções devem voltar com força total.
O levantamento também apontou que 86% dos entrevistados estão otimistas com o novo governo. Enquanto 45% pretendem realizar investimentos nos próximos 12 meses, 20% dos entrevistados querem contratar novos funcionários já em fevereiro.
Para 2019, a Anamaco prevê crescimento de 8,5% sobre 2018.
Stephanie Romero/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário