Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

"OAB-MT entrega abaixo-assinado por climatização do Fórum da Capital; diretor afirma que será feita"

A climatização o Fórum da Capital, uma das bandeiras da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), responsável pelo lançamento da campanha Climatiza Já!, deve ser atendida pelo Poder Judiciário do Estado em breve. Pelo menos foi o anúncio feito pelo diretor do Foro da Capital, o juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior, durante a continuidade da primeira Sessão do Conselho Pleno da OAB-MT, na manhã desta sexta-feira (22). Sobretudo depois que a entidade entregou às mãos da vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Maria Helena Póvoas, o abaixo-assinado com mais de 4.200 nomes de membros da advocacia, da magistratura e da sociedade em geral solicitando a climatização do espaço.
O presidente da OAB-MT iniciou a sessão informando que vem tratando sobre a climatização do Fórum de Cuiabá desde a gestão passada e já conversou sobre o assunto com o atual presidente do TJMT, Carlos Alberto Alves da Rocha. “Gostaria de formalizar isso como nosso primeiro ato de entregar os abaixo-assinados que fizemos na campanha Climatiza Já. É desnecessário dizer o clima que temos na Capital, e no Fórum, principalmente nos meses mais secos do ano, é praticamente insalubre andar de terno e com as vestes formais das advogadas”.
As 4.213 assinaturas que constam do abaixo-assinado foram coletadas em pouco mais de 20 dias de campanha no Fórum. “São de advogados, sociedade, magistrados e servidores que aderiram a essa campanha, visando sensibilizar o Judiciário sobre a necessidade de dar um maior conforto ao jurisdicionado e àqueles que frequentam diariamente o Fórum de Cuiabá”, acrescentou o presidente.
Conforme o diretor do Fórum, já está autorizada a execução de qualquer modificação necessária para fazer a climatização e, se o presidente do TJMT quiser, fazer a mudança da fachada do Fórum. O anuncio foi aplaudido na sessão. “Essa é uma das metas do atual presidente e o arquiteto já está autorizado a fazer as mudanças. Esses aplausos são aos desembargadores Carlos Alberto, Maria Helena e Luiz Ferreira (da Silva, Corregedor-geral de Justiça), que estão dando uma autonomia de a gente sonhar e melhorar. Ali circulam de duas a três mil pessoas diariamente e realmente é insalubre”.
O magistrado ainda informou que se trata de uma obra para qual o projeto já está sendo para dar início, em seguida, ao processo licitatório. “A pretensão é iniciar, dependendo da licitação, estar climatizando a primeira área, que será a criminal”, acrescentou Luís Bertolussi.
A desembargadora Maria Helena Póvoas falou sobre a falta de climatização no Fórum e o quanto a situação prejudica jurisdicionados e operadores do Direito. Ela devotou apoio à causa apresentada pela advocacia. “Tem uma medida que pode ser usada, o Funajuris (Fundo de Apoio ao Judiciário de Mato Grosso). Pode contar comigo, presidente. Essa é uma demanda que qualquer ser humano precisa que seja resolvida”.
Diversas outras demandas entre Judiciário e advocacia foram debatidas ao longo da manhã, durante a sessão do Conselho Pleno. Os diretores do TJMT falaram da satisfação em estar na OAB-MT e sobre a importância do estreitamento das relações entre as instituições para a administração da justiça.
“É sempre uma satisfação muito grande retornar à Casa das Liberdades Democráticas, de onde sou egressa e tenho muito orgulho disso. Precisamos realmente estar caminhando juntos, advogados, magistratura, Ministério Público, que fazem a máquina do Judiciário funcionar. Não vejo sentido cada qual ficar falando uma linguagem dentro do seu quadrado. Precisamos estar trocando experiência, ouvindo o que deu certo e consertando aquilo que está incomodando ou trazendo mal funcionamento à máquina”, comentou Maria Helena Póvoas.
“Quero falar da satisfação de estar aqui, na Casa em que eu fiquei por mais de 30 anos. É ponto de honra nosso fazer uma relação muito estreita com a OAB e em todas as vezes que formos convidados, cá estaremos”, certificou o corregedor-geral de Justiça.
Leonardo Campos endossou a importância da aproximação. “Esse foi um hábito que criamos desde o triênio passado, de receber a magistratura na primeira sessão do Conselho, para apresentar o plano de gestão e ouvir a advocacia sobre quais são as prioridades que nós, advogados, entendemos, ou as prioridades sob nossa ótica, como representante da classe e da sociedade civil organizada, ao Poder Judiciário para que, com a sensibilidade que esperamos, possa ouvir a advocacia e, a partir daí, juntos, construirmos uma administração coletiva e horizontal em prol daquele, nosso maior cliente, os jurisdicionados, visando a uma célere e efetiva distribuição de justiça”.
Assessoria de Imprensa OABMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos