Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

"SANTA CASA DE PORTAS ABERTAS: Misael abraça causa e garante interferência com Executivo"

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB) recebeu na manhã desta segunda-feira (04) a nova diretoria da Santa Casa de Misericórdia. O encontro foi marcado pelo vereador Toninho de Souza (PSD), a fim de buscar uma solução para resolver o imbróglio vivenciado pela unidade de saúde, que não está realizando atendimentos por conta do acumulo de dívidas. O socialista irá intermediar uma reunião com o Executivo Municipal, a fim de buscar o apoio da Prefeitura a esta causa. “Vamos marcar uma reunião com o prefeito Emanuel Pinheiro para que possamos, numa mesa redonda, encontrar soluções, pois precisamos da Santa Casa atendendo a população cuiabana e mato-grossense. O papel da Câmara é esse, promover o diálogo para encontrar saídas e resolver o problema”, enfatizou o presidente.
Posteriormente, os vereadores irão buscar o apoio do Governo do Estado. “Instituímos a criação desse movimento Santa Casa de Portas abertas e vamos buscar a garantia de recursos, todos os meses, da Prefeitura com serviços sendo prestados e pagos em dia, para que a direção possa negociar com os seus servidores e reabrir as portas. Num outro momento, vamos ao Governo do Estado para trazer a prestação de serviço e o pagamento do Governo, e ainda vamos buscas a sociedade organizada como o Rotary, a Maçonaria, e todos aqueles que puderem ajudar a Santa Casa, para que nós possamos, não apenas reabrir as portas, mas manter de portas abertas”, completou Toninho.
A Santa Casa sofre com a falta de recursos para honrar com os seus compromissos. Por conta disso, acumulou, nos últimos anos, dívidas com fornecedores o que levou a unidade de saúde a fechar as portas. Além disso, os funcionários estão há cinco meses sem receber salário.
No último acordo firmado entre a direção da Santa Casa e o Ministério Público do Trabalho, ficou acertado o pagamento de uma dívida em torno de R$ 7 milhões com funcionários e prestadores de serviços. A gestão de Antônio Preza descumpriu e cabe agora ao médico Carlos Coutinho buscar uma solução para o impasse.
Diante disso, a intenção é buscar um novo acordo com o TRT, para que os recursos que forem destinados não sejam bloqueados.
“Temos um escritório de advocacia que faz gestão publica e privada, e a gente se solidarizou e ofereceu o trabalho ao Drº Carlos Coutinho, atual presidente da Santa Casa. Estamos trabalhando há uma semana e pudemos constatar que há um descompasso de gestão. Várias ações trabalhistas, cíveis, problemas na área de compra, no RH, enfim, um conjunto de problemas de gestão, e nós estamos trabalhando para que ocorra um TAC com o Ministério do Trabalho e com o próprio Executivo Municipal seria plausível, mas ainda precisamos levantar alguns valores”, finalizou o controlador-geral do município Marcos Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário