Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 23 de março de 2019

"No Dia Mundial da Água, deputados defendem preservação dos recursos hídricos"

Meio Ambiente - água - torneira crise hídrica abastecimentoEm 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a cada ano o uso do recurso natural é abordado sob uma perspectiva diferente. 
Neste ano, o tema escolhido foi “Água para Todos”, a fim de lembrar que ainda há muitas pessoas no mundo sem acesso a água potável e tratamento sanitário adequado.
Acabar com esse problema é uma das metas de desenvolvimento sustentável da própria ONU para o mundo até 2030.
A Câmara dos Deputados analisa várias propostas que tratam do tema, principalmente o reaproveitamento e a preservação dos recursos hídricos. Um desses projetos (PL 7169/17) prevê que novas edificações públicas e privadas precisam ter em seus projetos o armazenamento e o reúso da água.
O autor do texto, deputado Aureo Ribeiro (SD-RJ), lembrou que a captação da água da chuva e a reutização daquela que iria para o esgoto representam uma forma de combater a escassez de água que fez com que várias cidades adotassem o racionamento nos últimos anos.
“O Brasil tem potencial para virar referência na América Latina no trato dos recursos hídricos”, disse.
Bem coletivo
A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), que é indígena, destacou que a água não pode ser tratada como um bem econômico, pois é um recurso fundamental para a manutenção da vida de todos.

Audio Player
Ouça esta matéria na Rádio Câmara
“Quem vem da Amazônia sabe ainda mais o quanto a água é essencial na nossa cultura, nos nossos valores”, comentou. “Os territórios indígenas abrigam as principais nascentes dos rios, por isso somos considerados os guardiões da água.”
Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário