Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 12 de março de 2019

"Presidente da Argélia desiste de concorrer a quinto mandato"

O presidente da Argélia, Abdelaziz BouteflikaHá 20 anos no poder, Abdelaziz Bouteflika cede à pressão popular e retira sua candidatura à presidência, mas adia as eleições marcadas para abril. Governo anuncia nova Constituição e promove mudanças no alto escalão.O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, anunciou nesta segunda-feira (11/03) que desistiu de concorrer a um quinto mandato consecutivo nas próximas eleições presidenciais, cedendo aos apelos de milhares de manifestantes opositores que saíram às ruas do país nas últimas semanas. O pleito, contudo, foi suspenso por ora. Em comunicado divulgado na imprensa argelina, Bouteflika anunciou o adiamento das eleições, antes marcadas para 18 de abril, e disse que uma nova data para a votação será estabelecida em uma conferência nacional.
Essa mesma conferência, a ser liderada por "uma figura nacional independente, consensual e experiente", ficará responsável por supervisionar a transição de governo, bem como elaborar uma nova Constituição para o país, que será submetida à população em referendo. Os trabalhos devem ser finalizados até o fim deste ano, com eleições sendo convocadas em seguida.
Ao anunciar que deixará a presidência da Argélia após 20 anos no poder, Bouteflika afirmou que seu último dever como presidente é contribuir para a fundação de uma nova república e de um novo sistema que esteja "nas mãos de novas gerações de argelinos".
Críticos temem, contudo, que as movimentações, incluindo o adiamento das eleições, possam abrir caminho para que o presidente avance um sucessor escolhido a dedo por ele mesmo.
"Eu decidi fazer reformas substanciais na formação do governo o mais rápido possível. Tais reformas serão uma resposta apropriada às demandas que vieram de vocês", diz ele no comunicado, referindo-se às manifestações populares que pediam que ele deixasse o poder.
Em meio à série de anúncios, o dia foi marcado também por mudanças no alto escalão do governo. O primeiro-ministro, Ahmed Ouyahia, outro alvo dos protestos, deixou o cargo, sendo substituído pelo ministro do Interior, Noureddine Bedoui, que terá que formar um novo gabinete. Ramtane Lamamra, assessor diplomático de Bouteflika, foi nomeado vice-primeiro-ministro.
A decisão do presidente de não concorrer a um quinto mandato foi anunciada após semanas de protestos que exigiam sua renúncia e a queda do regime, acusado de corrupto pelos opositores. Manifestações dessa magnitude não eram vistas há décadas na Argélia.
"A voz do povo foi ouvida", afirmou o diplomata argelino Lakhdar Brahimi, ex-ministro do Exterior e enviado especial da ONU, após se reunir com Bouteflika nesta segunda-feira. "Jovens que tomaram as ruas agiram de forma responsável e passaram uma boa imagem do país. Precisamos transformar essa crise em um processo construtivo."
Nesta segunda, argelinos voltaram às ruas para comemorar o anúncio do governo. "De forma pacífica, nós derrubamos o fantoche!", entoavam os manifestantes na capital, Argel. Motoristas soavam buzinas, enquanto opositores erguiam bandeiras argelinas e cantavam o hino nacional.Bouteflika, de 82 anos, está desde 1999 na presidência do país norte-africano. Em 2013, ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) que o colocou numa cadeira de rodas e o impediu de participar da campanha para as eleições presidenciais de 2014. Mesmo assim, venceu o pleito.
Desde então, Bouteflika não fala em público. Suas aparições são raras, limitadas a imagens gravadas pela emissora estatal durante conselhos de ministros e visitas de líderes estrangeiros.
Faz cinco anos que ele não viaja para compromissos no exterior. Chegou a cancelar de última hora, alegando recaídas de saúde, reuniões já confirmadas com líderes como a chanceler federal alemã, Angela Merkel, e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.
Com preocupações crescentes, nos últimos anos, sobre se a saúde debilitada de Bouteflika lhe permite tomar decisões e agir de forma independente, os detalhes sobre a saúde do presidente argelino vêm sendo tratados como segredo de Estado. No domingo, ele retornou ao país após duas semanas internado num hospital na Suíça.
A oposição argelina acusa o mandatário de ser um presidente "fantoche de militares", que apenas dá rosto civil a um governo comandado pelas Forças Armadas há décadas, desde que o país conquistou sua independência da França, em 1962.
EK/afp/ap/efe/rtr/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos