Nomes importantes, como o de Silva Freire, autor do termo “cuiabania”, que expressa o sentimento mais presente nesta data, estão eternizados nas paredes da OAB-MT. A galeria Silva Freire é a porta de entrada da instituição
“Nossa homenagem é ao povo cuiabano, um povo guerreiro, um povo de luta que assim como a OAB-MT e a advocacia estão no dia a dia lutando pelos seus direitos e por conquistas”, explicou a vice-presidente da Ordem, Gisela Cardoso.
Com cerca de 300 pessoas, a solenidade contou com a participação do presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão, que ressaltou o papel social da OAB-MT neste tricentenário, lembrando a série de ações desenvolvidas.
Personagens marcantes da história de Cuiabá ao longo de seus 300 anos, como a mãe do ex-governador Dante de Oliveira, dona Maria de Oliveira, marcaram presença na solenidade. As famílias tradicionais cuiabanas também estiveram representadas pela advocacia. Neto de Mauri de Celso Leite, o “Dito da Mangueira”, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), Ítallo Leite, ressaltou o orgulho em comemorar a data. Da mesma forma, a procuradora do Estado, Gabriela Novis Neves Pereira Lima, neta do “Bugre” e de Archimedes Pereira Lima.
Dos quadros da OAB-MT, surgiram nomes que se destacaram nos mais diversos setores de Cuiabá: Política, Cultura, Esporte, entre outros.
Além da campanha que reverencia os 300 anos da Capital, a Ordem mantém uma agenda constante de ações e um firme posicionamento social, enfrentando embates polêmicos. Desde a promoção de debates nas campanhas para a Prefeitura e Governo do Estado, realização de audiências públicas sobre os temas mais atuais que afligem a sociedade; levando informação para todos os públicos, desde os bancos da escola até depois de sua formação; até o enfrentamento de assuntos emblemáticos, como as ações que questionaram a verba indenizatória de deputados estaduais, interceptações telefônicas ilegais e outras.
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário