O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.
O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

MAIO AMARELO

Trabalhando e Cuidando da Gente

Iguá Saneamento

Iguá Saneamento
Rua Gomes de Carvalho, 1306 - 15º andar - São Paulo - SP

quinta-feira, 11 de abril de 2019

"DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: Programa Morada Assistida é proposto na AL"

A matéria é de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB), e ganha força em outros estados brasileiros. O programa “Moradia Assistida”, que já existe em vários estados brasileiros, ganha força para ser implantado também em Mato Grosso. O Projeto de Lei 409/2019 ( http://www.al.mt.gov.br ), consiste em oferecer acolhimento e tratamento multidisciplinar a adultos, a partir de 18 anos, e idosos com transtorno do espectro autista, dependentes de cuidados e auxílio para as atividades da vida diária, com vínculo familiar rompido ou enfraquecido e que não possuam condições de ser reinseridos em sua família de origem ou em família substituta.
De autoria do deputado Wilson Santos (PSDB), o “Moradia Assistida” é uma forma de acompanhamento para pessoas com uma ou mais deficiências, que desejam ou necessitam morar só. Para isso, contam com uma ajuda extra, providenciada por instituições particulares ou – como no caso de alguns países europeus – pelo governo.
“O projeto tem por objetivo desenvolver uma política habitacional que lhes garanta condições adequadas de moradia. O aumento da expectativa de vida e do desejo de autonomia das pessoas com deficiência tem colocado cada vez mais em pauta a necessidade de ampliar melhorias para esta área”, disse o deputado.
De acordo com o projeto, a equipe de tratamento multidisciplinar será composta por assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, educadores físicos, neurologistas e psiquiatras.
Também faz parte da ação, que para afeitos da lei, é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela que manifesta síndrome clínica caracterizada das seguintes formas, como por exemplo: deficiência persistente e clinicamente significativa de comunicação e de interação social, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.
“A Morada Assistida surge como alternativa ao modelo de internação em grandes instituições ou hospitais, que predominava há algumas décadas e que ainda existe nos dias de hoje”, complementa Santos.
JOSÉ LUIS LARANJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos