Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 26 de abril de 2019

"RENÚNCIA E SONEGAÇÃO FISCAL: Representantes da Sefaz, Polícia Civil e PGE vão à CPI para falar sobre ações realizadas para combater sonegação fiscal"

Após oitivas, presidente da CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal anuncia suspensão dos trabalhos da comissão por tempo indeterminado.A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscal ouviu na tarde de quinta-feira (25), representantes da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e da Polícia Judiciária Civil (PJC), além do procurador-geral do Estado, Francisco Toledo. Eles falaram sobre os procedimentos feitos pelos órgãos após o encerramento de duas CPIs em que o Parlamento investigou sonegação fiscal. Em relação à CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal instalada em 2015, o procurador-geral do Estado, Francisco Toledo, explicou aos parlamentares que a PGE emitiu parecer, em dezembro de 2018, sugerindo o encaminhamento das informações recebidas para a Sefaz. Sobre à CPIs da Cooamat (Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso) realizada em 2014, o procurador-geral pediu mais dados para averiguar se os arquivos foram recebidos e quais procedimentos foram tomados.
O secretário-adjunto da Sefaz, Fábio Fernandes Pimenta, respondeu pela pasta. Segundo ele, na fiscalização de exportações, o valor das multas aplicadas entre 2017 e os três primeiros meses de 2019 é de cerca de 913 milhões de reais. Já os valores dos autos de infração da fiscalização de combustíveis, de 2016 aos três primeiros meses deste ano, chegaram a quase 510 milhões de reais. Sobre ações tomadas após as CPIs, o ex-secretário adjunto da Sefaz, Último Almeida, disse que a pasta acompanhava o andamento das CPIs e abria procedimentos na época das investigações. “Muitas empresas já foram auditadas e autuadas”, garantiu o fiscal.
Fábio Fernandes Pimenta também falou sobre os projetos que serão apresentados à Assembleia para melhorar a legislação sobre tributos e incentivos. “No projeto do ICMS, nós estamos instituindo algumas inovações, como a figura do devedor contumaz, a figura da fraude estrutura caracterizando os casos de concorrência desleal”, exemplificou Fábio Pimenta. Outra proposta a ser enviada pelo governo tem objetivo de reinstituir incentivos fiscais. O texto deve chegar ao Parlamento no fim de maio.
O delegado geral adjunto da PJC, Fernando Vasco, e o diretor de atividades especiais, Gianmarco Paccola, também disseram à CPI que ações foram tomadas e que 30 inquéritos foram abertos e centenas de ofícios foram enviados para órgãos como o Tribunal de Contas, Sefaz e Controladoria Geral do Estado.
Avaliação - Para o deputado Carlos Avallone (PSDB), o próximo passo da CPI deve ser estudar os dados apresentados pela Sefaz juntamente com o que foi mostrado pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de MT (Sindipetróleo), Aldo Locatelli, na reunião anterior. “Quero deixar claro para a população que não foi dito que existe grande sonegação por parte das usinas de etanol”, ponderou o sub-relator de combustível da CPI. O deputado estadual Nininho (PSD) também se mostrou cauteloso e disse que ainda a CPI ainda está em fase inicial. O relator-geral da CPI destacou a necessidade de melhorar a legislação e também a fiscalização no estado, que conta com poucos recursos materiais e de pessoal para fazer autuações.
O presidente CPI, deputado Wilson Santos (PSDB), anunciou no fim do encontro que os trabalhos da comissão estão suspensos por tempo indeterminado. Ele disse que aguarda a contratação de equipe técnica para a CPI para retomar as oitivas. O parlamentar também avalia que a primeira fase, em que estão verificando que ações os órgãos de controle tomaram após a conclusão das CPIs passadas, já está quase cumprida.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos