Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 14 de maio de 2019

"Comissão de Saúde realiza visita técnica ao Hospital Metropolitano de VG"

Várzea Grande foi o quarto município a receber a Comissão de Saúde. Também já foram visitados os municípios de Barra do Bugres, Cáceres e Rondonópolis. A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou visita técnica ao Hospital Metropolitano de Várzea Grande na tarde desta terça-feira (14). A unidade é referência em cirurgias bariátricas e ortopédicas e atende pacientes regulados de toda a Baixada Cuiabana. Durante a visita os deputados estaduais Paulo Araújo (PP) e Dr. Gimezes (PV) conheceram as instalações do hospital, acompanhados do secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo e de técnicos da unidade e da Comissão de Saúde.Inaugurado em 2011, o Hospital Metropolitano conta com 10 especialidades médicas e 68 leitos (10 de UTI), atende em média 250 pacientes ortopédicos e realiza 30 cirurgias bariátricas por mês, sendo a única unidade do estado a realizar esse tipo de procedimento pelo sistema Único de Saúde (SUS). O custo mensal do hospital é de cerca de R$ 4 milhões, sendo R$ 500 mil apenas com as cirurgias bariátricas.
Segundo Gilberto Figueiredo, embora a cirurgia bariátrica seja uma das principais especialidades do hospital, a unidade ainda não possui habilitação do Ministério da Saúde para esse tipo de procedimento e, por esse motivo, não recebe recursos do Governo Federal. O secretário, no entanto, afirmou que estão sendo feitas adequações no local para atender os critérios exigidos para a habilitação.
“Até o final desse mês esperamos atender todos os requisitos legais necessários para pleitear junto ao Ministério da Saúde a habilitação das cirurgias bariátricas e, assim, começar a receber recursos do Governo Federal, o que vai possibilitar ampliar o atendimento para além das 30 cirurgias/mês programadas inicialmente”.
O hospital também se encontra atualmente sem aparelho para realizar exames de ultrassonografia. Em relação a essa questão, a secretária-adjunta de Gestão Hospitalar, Deisi Bocalon, afirmou que está sendo elaborado Termo de Referência para contratação de serviços terceirizados para imagem e tomografia.
Apesar das demandas, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Paulo Araújo, classificou como positiva a situação geral da unidade. “O Hospital Metropolitano de Várzea Grande tem uma estrutura física relativamente boa e vem atingindo o objetivo de ser um hospital-referência em traumatologia e cirurgia bariátrica. Até então os procedimentos aqui realizados são pagos com recursos próprios da Secretaria de Estado de Saúde e, do ponto de vista de análise da comissão, a unidade cumpre seus requisitos e apresenta uma estrutura humanizada, vista da ótica do paciente. Claro que algumas coisas ainda precisam melhorar, mas de fato o hospital vem cumprindo o seu papel de produzir bons resultados para o Sistema Público de Saúde de Mato Grosso”, disse.
O parlamentar afirmou que a Assembleia Legislativa está atuando junto ao Governo do Estado para melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. “Estamos nos deslocando às unidades hospitalares para conhecer suas realidades in loco pela ótica do paciente. Estamos produzindo relatórios técnicos com o objetivo de ajudar, propondo soluções e alternativas junto à gestão estadual, bem como buscando formas de financiamento. Esse é o propósito da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa: contribuir de forma propositiva para o Sistema Público de Saúde de Mato Grosso”, ressaltou.
Conforme Paulo Araújo, as informações contidas nos relatórios técnicos das visitas serão compartilhadas com todos os parlamentares e deverão ser levadas em consideração no momento de discussão e definição do orçamento estadual.
O deputado Dr. Gimezes destacou a importância da participação de todos os parlamentares para melhoria do Sistema Público de Saúde. “A Assembleia Legislativa está empenhada em conseguir recursos e possíveis emendas para a saúde. O trabalho da comissão é convencer os outros deputados a destinarem ao menos 60% dos recursos para a saúde, porque estamos deficitários. Temos que procurar recursos lá fora e também com nossas emendas. Estamos cuidando disso, trabalhando junto com o Governo do Estado. É uma parceria que está sendo feita e está funcionando”, declarou.
Cronograma de visitas técnicas
Várzea Grande foi o quarto município a receber a Comissão de Saúde. Também já foram visitados os municípios de Barra do Bugres, Cáceres e Rondonópolis.
A vistoria prevista para esta quarta-feira (15) ao Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), em Cuiabá, foi cancelada e uma nova data será definida.
Na sexta-feira (17), os deputados estaduais visitarão unidades de saúde em Água Boa. A primeira unidade visitada no município será o Hospital Regional de Água Boa, às 14h. Às 15h, os parlamentares seguirão para o Hospital Vale do Araguaia e às 15h30, para a unidade da Pestalozzi. Em seguida, às 16h15, participarão de reunião ampliada na Câmara Municipal para debater a saúde da região.
Na avaliação do secretário Gilberto Figueiredo, as visitas realizadas pela comissão são importantes para a melhoria da Rede Estadual de Saúde. “Qualquer representante da sociedade não pode falar em saúde pela abstração. É preciso conhecer in loco as nossas deficiências e também o que temos de bom. Nós estamos nesse momento desenhando o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, que vai originar todos os planos de trabalho e os orçamentos para os anos seguintes. Portanto, a Assembleia precisa se inteirar do assunto”, disse.
RENATA NEVES/Caminho Político
Fotos: Helder Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos