Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Enfermeiro se capacita e se torna referência para encaminhar pacientes ao Hospital do Câncer"

Geovane foi o único enfermeiro de uma cidade da região norte do estado de Mato Grosso a participar da capacitação. O enfermeiro e coordenador da Vigilância em Saúde de Vera Geovane Ruhoff, participou de uma capacitação na Faculdade de Medicina de Barretos sobre Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil. A capacitação teve início no dia 24 pela manhã com a chegada dos enfermeiros e uma visita a unidade infanto-juvenil. Em seguida os enfermeiros foram para a FACISB (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata) onde foi ministrada a capacitação. Entre os assuntos abordados no primeiro dia de treinamento estavam epidemiologia, predisposição do câncer infantojuvenil, tumores ósseos, linfomas, leucemia, tumores abdominais e retinoblastoma e tumores SNC. Já no dia 25, último dia da capacitação foi abordado como encaminhar uma criança com suspeita de câncer. Foram feitas atividades e estudos e apresentações de casos. Geovane foi o único enfermeiro de uma cidade da região norte do estado de Mato Grosso a participar da capacitação.
A partir de agora Ruhoff é referência para encaminhamento de pacientes com suspeita de câncer para o Hospital de Câncer de Barretos o Hospital do Amor. “Eu participei do curso de sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Este curso teve uma duração de dois dias e a partir de agora o Município de Vera se torna uma referência para o Hospital do Câncer de Barretos no sentido de encaminhar pacientes para o tratamento de câncer infantojuvenil”, destacou Geovane.
O curso foi direcionado aos enfermeiros uma vez que é este profissional que está mais próximo, que mais acompanha e que fica mais tempo com o paciente. A intenção de capacitar os enfermeiros foi de dar maior instrução para esses profissionais auxiliarem no diagnóstico do câncer infantojuvenil. O coordenador da Vigilância em Saúde de Vera expôs que temos casos sendo investigados e que se forem confirmados estes já poderão ser encaminhados para o Hospital do Amor.
“Temos pacientes que estão esperando diagnóstico, e agora nós temos a oportunidade de encaminhá-los para o Hospital de Câncer de Barretos que é referência na América Latina em tratamento de câncer. Sem falar que é um Hospital privado que atende gratuitamente todos os pacientes. Após esta capacitação eu acabo me tornando referência para entrar em contato com o Hospital do Câncer, então o Município de Vera tem porta livre para encaminhar pacientes. Temos o contato da equipe de enfermagem e dos médicos que conseguem avaliar o caso para poder receber o nosso paciente”, ressaltou o enfermeiro.
Geovane ainda agradeceu ao Rotary e a Prefeitura Municipal de Vera por lhe proporcionarem esta capacitação. “Quero agradecer muito ao Rotary Clube a família Rotária de Vera pois por meio deles que eu consegui participar deste curso. O convite partiu do Rotary e eles arcaram com a maior parte dos custos. E quero agradecer também a Prefeitura Municipal de Vera que me cedeu para que eu pudesse participar desta capacitação”, concluiu Geovane Ruhoff.
Dieny Vieira/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário