Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Enfermeiro se capacita e se torna referência para encaminhar pacientes ao Hospital do Câncer"

Geovane foi o único enfermeiro de uma cidade da região norte do estado de Mato Grosso a participar da capacitação. O enfermeiro e coordenador da Vigilância em Saúde de Vera Geovane Ruhoff, participou de uma capacitação na Faculdade de Medicina de Barretos sobre Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil. A capacitação teve início no dia 24 pela manhã com a chegada dos enfermeiros e uma visita a unidade infanto-juvenil. Em seguida os enfermeiros foram para a FACISB (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata) onde foi ministrada a capacitação. Entre os assuntos abordados no primeiro dia de treinamento estavam epidemiologia, predisposição do câncer infantojuvenil, tumores ósseos, linfomas, leucemia, tumores abdominais e retinoblastoma e tumores SNC. Já no dia 25, último dia da capacitação foi abordado como encaminhar uma criança com suspeita de câncer. Foram feitas atividades e estudos e apresentações de casos. Geovane foi o único enfermeiro de uma cidade da região norte do estado de Mato Grosso a participar da capacitação.
A partir de agora Ruhoff é referência para encaminhamento de pacientes com suspeita de câncer para o Hospital de Câncer de Barretos o Hospital do Amor. “Eu participei do curso de sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Este curso teve uma duração de dois dias e a partir de agora o Município de Vera se torna uma referência para o Hospital do Câncer de Barretos no sentido de encaminhar pacientes para o tratamento de câncer infantojuvenil”, destacou Geovane.
O curso foi direcionado aos enfermeiros uma vez que é este profissional que está mais próximo, que mais acompanha e que fica mais tempo com o paciente. A intenção de capacitar os enfermeiros foi de dar maior instrução para esses profissionais auxiliarem no diagnóstico do câncer infantojuvenil. O coordenador da Vigilância em Saúde de Vera expôs que temos casos sendo investigados e que se forem confirmados estes já poderão ser encaminhados para o Hospital do Amor.
“Temos pacientes que estão esperando diagnóstico, e agora nós temos a oportunidade de encaminhá-los para o Hospital de Câncer de Barretos que é referência na América Latina em tratamento de câncer. Sem falar que é um Hospital privado que atende gratuitamente todos os pacientes. Após esta capacitação eu acabo me tornando referência para entrar em contato com o Hospital do Câncer, então o Município de Vera tem porta livre para encaminhar pacientes. Temos o contato da equipe de enfermagem e dos médicos que conseguem avaliar o caso para poder receber o nosso paciente”, ressaltou o enfermeiro.
Geovane ainda agradeceu ao Rotary e a Prefeitura Municipal de Vera por lhe proporcionarem esta capacitação. “Quero agradecer muito ao Rotary Clube a família Rotária de Vera pois por meio deles que eu consegui participar deste curso. O convite partiu do Rotary e eles arcaram com a maior parte dos custos. E quero agradecer também a Prefeitura Municipal de Vera que me cedeu para que eu pudesse participar desta capacitação”, concluiu Geovane Ruhoff.
Dieny Vieira/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos