Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 23 de maio de 2019

"Mato Grosso pode instituir Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards"

Resultado de imagem para dep paulo araujoO deputado estadual Paulo Araújo (PP) apresentou na sessão vespertina desta última quarta-feira (22) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Projeto de Lei que institui o Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards. A medida deve ser realizada anualmente e será comemorada no dia 6 de maio. A proposta tem o intuito de esclarecer a complexidade da doença como também informar sobre questões de tratamento. Além disso, serão realizadas campanhas educativas debates e palestras visando promover melhor orientação e conscientização sobre as questões relacionadas à síndrome. Para o deputado, a finalidade é alertar a população com debates importantes, divulgando informações relacionadas à doença. “Acredito que muitas pessoas nem conheçam a Síndrome Edwards. Por isso, a importância de campanhas educativas que envolvam o tema. Como exemplo, os médicos especializados podem falar sobre a síndrome para a população. Para cada tipo da doença há uma série de peculiaridades que prejudicam muito a qualidade de vida dos portadores, por isso, a necessidade de se aprofundar melhor e adquirir maior conhecimento sobre o assunto”, pontuou Araújo.
Síndrome de Edwards - É um distúrbio genético muito raro que gera atrasos no desenvolvimento do feto. É causada pela presença de três cromossomos 18 (trissomia dos 18) e provocam malformações graves como pés com sola arredondada, cabeça pequena, problemas cardíacos, respiratórios e renais. Os bebês acometidos têm baixa expectativa de vida; há casos de apenas três meses de vida.
Geralmente, o diagnóstico de Síndrome de Edwards é feito durante a gestação, principalmente por causa dos exames pré-natais. No entanto, em alguns casos, pode acontecer de a doença só ser descoberta após o parto. Dessa forma, os exames pré-natais são essenciais para detectar a doença, para a qual infelizmente não há cura.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário