Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

terça-feira, 21 de maio de 2019

"Saad propõe projeto que visa combater a Diabetes"

O vereador Ricardo Saad (PSDB) teve dois projetos de lei de sua autoria apreciados na sessão plenária desta terça-feira (21). A primeira institui no município de Cuiabá a Semana de Atenção da Pessoa com Diabetes, a ser comemorado anualmente na semana que incluir o dia 14 de Novembro, data em que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A intenção é alertar a população cuiabana quanto à importância de prevenção da doença, bem como de seu diagnóstico precoce. Para tanto, a proposta é intensificar nesta semana ações como divulgação dos principais sintomas e as unidades de tratamento que atendam por meio do Sistema Único de Saúde, promover debates sobre o tratamento e a importância do diagnóstico precoce, e ainda estimular os cidadãos cuiabanos a realizarem exames específicos periódicos voltados para o diagnóstico do Diabetes.
O Diabetes é uma Síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
“Precisamos chamar a atenção da população para a importância da prevenção e também diagnóstico precoce do diabetes. Então, a relevância e pertinência desta lei estão justificadas na importância da atenção aos primeiros sintomas do diabetes para o sucesso do seu tratamento”, enfatizou Saad.
A outra proposta, por sua vez, inclui no calendário oficial de eventos do município a caminhada pelo fim da violência contra a mulher, a ser realizada na primeira semana do mês de maio.
“Se faz necessário tornar oficial a proposta de uma caminhada em prol de divulgar e provocar a sociedade pra mobilizar e se envolver para combater a violência contra a mulher brasileira. Diga de passagem que a "Caminhada pelo fim da Violência contra a Mulher", já e uma realidade e vem sendo realizada com apoio de muitas frentes de combate contra a violência da mulher, restando ser incluída no calendário oficial do município”, explicou.
As matérias foram provadas em fase de parecer por unanimidade. Ambas receberam o aval da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR).
Na próxima semana, elas retornam a pauta para a votação do mérito.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário