O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.
O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

Multirão Fiscal de Várzea Grande

Multirão Fiscal de Várzea Grande
PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE - AV. CASTELO BRANCO, 2500 - CENTRO SUL, 0800 647 41 42 - (65) 3688-8000

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

CÂMARA MUNICIPAL  DE CUIABÁ
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - Fone: (65) 3617-1500

GOVERNO DE MATO GROSSO

GOVERNO DE MATO GROSSO
O Nota MT é um programa de incentivo ao exercício da Cidadania

terça-feira, 28 de maio de 2019

TRADIÇÃO E FÉ: Governador Mauro Mendes recebe festeiros do Senhor Divino em tradicional chá com bolo"

Carregando a coroa do Senhor Divino, festeiros, fieis, imperador e imperatriz da festa chegaram à Residência do Governadores, onde foram recebidos pelo governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes.Viva o Senhor Divino Espírito Santo! A tradicional Festa do Senhor Divino, uma das mais expressivas manifestações de fé do povo mato-grossense, que resiste desde os tempos do Brasil Império, completa 190 anos de história, em 2019. A bela missa de abertura e levantamento do mastro ocorreram neste domingo (26.05), na igreja Matriz de Cuiabá, no final da tarde, com uma cerimônia que deu início à festa que segue até o dia 09 de junho. Já na manhã desta segunda-feira (27.05), logo após as 7h, fora reservado o habitual chá com bolo dos festeiros do Senhor Divino que, ano após ano, ocorre na antiga Residência dos Governadores, na Av. Barão de Melgaço, em Cuiabá.
Carregando a coroa do Senhor Divino, em procissão, festeiros, fieis, imperador e imperatriz chegaram, ao som de muitos fogos e cantoria, à Residência do Governadores, onde foram recebidos, logo na entrada, pelo governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes.“Uma Festa que faz parte do DNA cultural do povo cuiabano. Agradeço e parabenizo a todos os festeiros e ao nosso povo, os verdadeiros responsáveis por manterem viva essa tradição tão bonita. É preciso que todos conheçam o quão importante essa festividade é para a história desta capital. E, este ano, com um significado ainda mais especial, já que Cuiabá acaba de completar 300 anos de história. Ao longo desses três séculos, muitas tradições e pessoas nos trouxeram orgulho de ser mato-grossense e esta festa é um dos motivos mais fortes. A Festa do Senhor Divino é muito mais que uma festa, é uma genuína manifestação da fé do nosso povo”, declarou o governador Mauro Mendes.Para a primeira-dama Virginia Mendes, que já foi imperatriz da Festa do Senhor Divino, este é um momento de celebrar nossas tradições e de muita paz espiritual. “Eu me sinto abençoada em poder participar desse momento tão importante de fé e tradição. Eu sempre fico muito encantada, emocionada, com a alegria e a devoção no nosso povo nesta que é uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Estado. Percebo uma energia muito abençoada que envolve toda a festividade. Seja cuiabano ou não, é impossível não sentir a energia que emana das pessoas. Sinto muito orgulho”, declarou.Além dos festeiros e autoridades, muitas pessoas que passavam cedinho pela Av. Barão de Melgaço adentraram à Residência dos Governadores (que hoje funciona como museu), para tomar café com o governador e celebrar esse momento de devoção e religiosidade.
“É um prazer poder receber tanta gente na antiga Residência dos Governadores. É muito importante mantermos vivas as nossas tradições que tanto contribuem para a identidade do nosso povo. O Museu Residência dos Governadores está sempre de portas abertas para quem quiser disfrutar desse lugar histórico que também é um dos nossos grandes símbolos de tradição”, comemora Paulo Traven, secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.Para o Imperador da Festa do Senhor Divino 2019, Rodrigues Palma, esta é uma tradição que tem que ser mantida por muitos anos. “É uma bela tradição que hoje completa 190 anos de existência. Que o senhor divino nos mantenham com fé e que nós possamos transmitir para as próximas gerações, essa mesma fé e esperança de viver num mundo melhor, mais justo e abençoado. Que o Senhor Divino Espirito Santo possa nos guiar pelos caminhos certos de paz e prosperidade e que Mato Grosso seja um lugar cada dia melhor, mais alegre e próspero. E viva o Senhor Divino Espirito Santo ”.
Até o dia 06 de junho, os festeiros irão de casa em casa, cantando e louvando ao senhor, na famosa Visita das Bandeiras, outra importante tradição da Festa do Senhor Divino. Até o dia 09 de junho, a programação conta ainda com novena, missa solene, procissão e o aguardado Baile do Senhor Divino, que este ano ocorre no Cenarium Rural, com concerto da Orquestra CirandaMundo e shows do Pe. Alessandro Campos e da Banda Os Thomés.
PROGRAMAÇÃO
Visita das Bandeira às famílias
27/05 a 06/06
07h30 e 13h30
Novena
27/05 a 06/06
Catedral Basílica de Cuiabá
(Após a missa das 18h30)
Baile do Senhor Divino
07/06
Às 21h
Local: Cenarium Rural
Missa Solene/ Procissão
09/06
Às 17h
(Encerramento da Festa/ Quermesse na Praça Alencastro às 19h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos