Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Ministério Público do Estado de Mato Grosso
Av. Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/n°

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA
na Rádio Cuiabana FM 106.5 de Segunda a Sexta das 16hs ás 17hs e nas plataformas digitais.

Ser motorista parceiro(a) 99 tem inúmeros benefícios.

Ser motorista parceiro(a) 99 tem inúmeros benefícios.
Incentivos para motoristas parceiros

sábado, 25 de maio de 2019

"Unificar as eleições representa economia para o Brasil, defende deputado Valtenir"

Resultado de imagem para O deputado Valtenir Pereira (MDB-MT)O deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), disse que tem boas expectativas para a aprovação, pelo Colegiado da Câmara, da PEC-376/09, que unifica as eleições no País. Relator da matéria, o deputado emitiu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC). A proposta agora será analisada pela CCJC, que vai definir se a prorrogação ou não dos mandatos, para a unificação das eleições, é constitucional e válida.Várias propostas estão apensadas à PEC 376/09, entre elas, o fim da reeleição para presidente da República, governador de Estado e prefeitos. O voto do relator Valtenir Pereira na CCJC foi pela constitucionalidade, juridicidade, regimentalidade e boa técnica legislativa. Valtenir Pereira ressalta que, uma só eleição, para todos os cargos, vai resultar em economia para os cofres públicos. Nas últimas eleições de 2018 foram destinados R$ 1,7 bilhão do Fundo Eleitoral (Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos), para as campanhas eleitorais e teve ainda o custo da Justiça Eleitoral para a sua realização.
Hoje, duas eleições são realizadas a cada quatro anos. Com a nova proposta, será apenas uma eleição. “Estima-se que R$ 3 bilhões de reais deixarão de ser gastos nas eleições de 2020, caso a proposta de unificação das eleições seja aprovada na Comissão Especial.”, afirma Valtenir.
“Esses três bilhões de reais previstos para as eleições de 2020, que economizaríamos com a unificação das eleições em 2022, poderão ser aplicados na educação, segurança pública e também na saúde. Principalmente na saúde. Essa é a grande importância de uma única eleição a cada quatro anos”, defende o deputado.
Só mais dois votos
Outra vantagem da unificação, conforme Valtenir Pereira, é que uma eleição a cada quatro anos terão mais tempo para se dedicar aos mandatos, o executivo na gestão pública, e no caso dos parlamentares, na articulação política de projetos importantes e estruturantes para as cidades, estados e aos projetos de alcance nacional.
O deputado acredita que, hoje, o eleitor não encontrará nenhuma dificuldade para votar, porque boa parte da população tem acesso às novas tecnologias, a exemplo do celular, e intimidade com os teclados da urna eletrônica.
“Hoje temos as eleições por urnas eletrônicas. É muito fácil para votar. Apenas mais dois votos serão acrescentados. Portanto, tudo favorece para a unificação das eleições. A unificação será bom para o Brasil”, disse Valtenir.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário