Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 29 de maio de 2019

"Wellington pede a Bolsonaro medidas para destravar a logística: “Comida mais barata”

Presidente e senador se encontraram na solenidade de instalação da Frente Parlamentar da Marinha Mercante, em Brasília. “Precisamos desenvolver os sistemas logísticos nacionais, com redução dos custos de frete e menores agressões ao meio ambiente”. A reivindicação foi feita pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), diretamente ao presidente Jair Bolsonaro, durante solenidade de instalação da Frente Parlamentar Mista da Marinha Mercante. Segundo o republicano, “esse é o grande desafio e o curso seguro para o Brasil se confirmar como a grande potência perante o mundo” e, ao mesmo tempo, garantir alimentos mais baratos no mesa do consumidor final.
Membro da Comissão de Infraestrutura do Senado Fagundes destacou a importância da viabilização do transporte hidroviário por suas “conhecidas vantagens econômicas”. As hidrovias, segundo ele, devem ser enfatizadas também “pelo seu grande potencial, como vetores de integração regional e desenvolvimento”. Citando dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Fagundes destacou que o transporte dos grãos por hidrovia reduziria os custos totais em até 70%.
Wellington Fagundes lembrou ao presidente Bolsonaro que, apesar dos avanços tecnológicos na agricultura e pecuária, os produtores “deparam-se com os conhecidos desafios logísticos, no momento de escoar essa produção”. Atualmente o Brasil conta com 22 mil quilômetros de vias navegáveis e a esse número podem ser adicionados mais 15 mil quilômetros, por meio de obras de infraestrutura.
“Em consequência da ampliação dessa malha, essas melhorias, levarão ao barateamento dos custos operacionais, tornando o produtor mais competitivo, fortalecendo a nossa economia e reduzindo o preço ao consumidor doméstico final” – ele ponderou.
Para alcançar esses objetivos, Wellington defendeu a construção e modernização de portos e terminais e realização de dragagens. Indicou ainda a necessidade de qualificação da mão de obra especializada, desburocratização, como o “Porto sem Papel” e novos investimentos, com criação de condições mínimas para que os empresários possam iniciar ou retomar seus projetos.
A necessidade de se alcançar eficiência, segundo ele, só será possível com um ambiente econômico de previsibilidade, permitindo o planejamento de longo prazo, com financiamentos, fomento e crédito. Ele destacou a Proposta de Emenda Constitucional, de nº 39, de sua autoria, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, como um ato nessa direção. A PEC transforma as concessões públicas do atual modelo de Política de Governo para se transformar em Política de Estado, qualificando o quórum de votação para qualquer tipo de mudança que se propor para o modelo vigente.
Em seu discurso de posse como vice-presidente da Frente Parlamentar, Fagundes ainda observou que além do transporte de cargas, os rios brasileiros se mostram adequados, por exemplo, para a indústria do turismo, lazer, pesca esportiva, com a capacidade de gerar renda, desenvolvimento sustentável e empregos, milhares de empregos “o que mais precisamos no Brasil de hoje”.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos