Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 24 de junho de 2019

"Administração pública de Tangará terá que gravar e transmitir licitações"

O município de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) poderá inaugurar em breve uma nova era na transparência da administração pública, com a aprovação do projeto de lei que obriga Prefeitura, Câmara Municipal e autarquias a gravarem e transmitirem todas as sessões de licitações realizadas. Semana passada, em sessão plenária da Câmara Municipal, por nove votos contra quatro, os vereadores reprovaram o veto total do prefeito Fábio Junqueira (MDB), ao projeto. O projeto é de autoria do vereador Rogério Silva (MDB). O objetivo, segundo o autor, é garantir maior transparência aos atos públicos de licitação. “A publicidade é princípio basilar da atividade administrativa, pois público é o interesse que ela representa”, justifica Rogério Silva. O prefeito Fábio Junqueira (MDB), em
Mensagem à Câmara, ofereceu veto ao PL-06/19, sob o argumento de indisponibilidade de recursos humanos e mecanismos de gravação, que gerariam despesas, o que não convenceu os vereadores.
Com a reprovação do veto, o projeto volta ao prefeito para sanção (art. 58 da Lei Orgânica) e, caso não seja sancionado, deve ser promulgado pelo presidente da Câmara ou, em sua omissão, pelo vice-presidente.
Transparência
Conforme o vereador Rogério, a transmissão das sessões de licitação proporciona maior transparência nos serviços administrativos, em prol da eficiência e legalidade da gestão pública.
De acordo com o texto original, os poderes Executivo e Legislativo e suas autarquias, deverão promover a gravação em áudio e vídeo de todas as sessões de licitações realizadas no âmbito de cada ente.
As gravações deverão ser disponibilizadas, na íntegra, no Portal Transparência de cada um dos Poderes e autarquias, no prazo máximo de cinco dias após o encerramento de cada sessão de licitação.
O texto ainda prevê que os poderes Executivo e Legislativo de Tangará da Serra terão o prazo de 180 dias para implantarem o novo sistema.
Assessoria/Caminho Político com Diário da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos