Referência em Cuiabá com o seu trabalho de arborização ‘Plantar’ o ambientalista e vereador Mário Nadaf (PV) está apoiando o projeto Agro-unidos que se trata da implantação de agro-florestas na Baixada Cuiabana. Esse programa beneficiará diretamente os pequenos agricultores. Mário Nadaf destaca a diversidade agrícola que compõe esse modelo de plantio. “O agronegócio está sendo um dos grandes responsáveis pela devastação das nossas florestas, além de destruir esse patrimônio inestimável, também afeta diretamente a saúde da população brasileira, devido à quantidade de agrotóxicos que param diretamente no prato do consumidor”, declara o parlamentar. O presidente da Associação do Quilombo Edimar Joaquim conta como está sendo a implantação desse projeto que possui auxílio dos agrônomos da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT). “Em parceria com a instituição de ensino viajamos até São Paulo e vimos na prática como funciona o programa agrícola. O nosso objetivo é implementar na baixada cuiabana. Contamos com o apoio de 20 agrônomos da UFMT”, conta Edimar.
O ambientalista Mário Nadaf fala dos benefícios das Agroflorestas. “É um modal que usa a própria natureza ao seu favor. O agricultor usa da policultura produzindo alimentos rastejantes como abóbora, melânica, árvores frutíferas e reaproveitamento de madeiras. Essa diversidade garante renda financeira durante o ano todo o que é totalmente benéfico ao pequeno produtor. Além de trabalhar sem prejudicar o meio ambiente é totalmente saudável a alimentação humana, já que é tudo orgânico”, fala o vereador.
A efetivação do programa Agro-unidos está prevista para 2020 com o formato de uma escola agrícola que tem o objetivo de atrair e ensinar as pessoas a aplicarem em suas terras.
Assessoria/Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário