Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 3 de junho de 2019

"Deputado vai apresentar 7 emendas ao Fundo de Ação Social de MT"

Iniciativa de Wilson Santos atende pedido de associações que temem desvio de finalidade nos gastos do dinheiro arrecadado . Após dialogar com mais de 50 representantes de associações nesta segunda-feira (3) no auditório Lícinio Monteiro na sede da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) decidiu apresentar o total de sete emendas a mensagem 95/2019 encaminhada pelo governador Mauro Mendes Ferreira (DEM) ao Parlamento que institui o Fundo de Ações Sociais do governo do Estado.
O projeto de lei já foi aprovado em primeira votação e ainda nesta semana será levado à segunda votação pelo plenário composto por 24 deputados estaduais. O parlamentar ressaltou que já votou favorável à criação do Fundo de Ações Sociais. Porém, decidiu dialogar com diversas associações para contribuir com melhorias. “Tenho a plena certeza que teremos um Fundo de Ação Social ainda mais democrático e transparente. Sou a favor do projeto, mas avalia que pode ser muito melhor na sua redação para gerar resultados favoráveis a população que mais necessita do auxílio do poder público”, disse.
O principal item do projeto de lei que recebeu pedido de alteração é com relação à possibilidade de o dinheiro ser destinado a Conta Única do Estado e não ao Fundo de Ação Social. Isso significa dizer que na atual redação a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social não teria autonomia em conduzir os projetos sociais, mas apenas o governador do Estado.
“Isso pode gerar diversos desvios de finalidade. O governo do Estado muitas vezes se vê envolto de necessidades emergenciais como compra de medicamentos para Farmácia de Alto Custo ou até comida nas unidades prisionais. O que desejo juntamente com as entidades de classe é que o dinheiro arrecadado seja destinado exclusivamente às ações sociais”, ressaltou o deputado Wilson Santos.
Outro item que é defendida alteração trata dos critérios para o conselho de classe. A ideia é que seja um conselho paritário onde representantes do governo do Estado e entidades de classe tenham quantidade de assentos iguais bem como poder de decisão em conjunto a respeito das políticas públicas que serão formuladas e executadas em prol dos mais carentes.
Participaram do debate que durou mais de 8 horas representantes da Associação de Catadores de Material Reciclável, Associação de Ensino Social Profissionalizante, Conselho Regional de Serviço Social, Instituto dos Cegos, Associação das Famílias Para Unificação e Paz Mundial, Centro Pedagógico de Educação Especial Regina Maria de Vilela, Obras Sociais Anália Franco, Associação de Amigos do Autista, Associação das Famílias Home Care, Associação de Amigos e Pais dos Excepcionais e outros.
RAFAEL COSTA/Caminho Político
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos