Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 19 de junho de 2019

"GREVE NA EDUCAÇÃO: Deputado defende acordo e parcelamento de benefício aos professores"

Resultado de imagem para dep wilson santosWilson Santos vê necessidade de consenso com o Estado para pagamento de 7,9% a categoria. O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) defendeu que o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) ceda em parte as suas reivindicações junto ao governo do Estado para que a greve seja encerrada e as aulas sejam retomadas em benefício dos mais de 390 mil estudantes mato-grossenses. Os professores reivindicam o imediato cumprimento de um reajuste na ordem de 7,69% decorrente de um plano de carreira aprovado na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) que deveria ser autorizado em maio deste ano pelo atual governador Mauro Mendes (DEM). Porém, o Estado alega incapacidade financeira para honrar o compromisso diante da crise de caixa na qual a arrecadação de impostos não consegue cobrir todas as despesas obrigatórias.
Na avaliação do deputado Wilson Santos, o caminho é o sindicato chegar a um consenso com o Estado para parcelar ou até mesmo reduzir o percentual de 7,69%.
“É sabido que a gestão estadual honrou nos últimos cinco anos com o plano de carreira dos servidores da educação. Agora, é momento de cada um dos lados ceder para não prejudicar o calendário escolar e estudantes mais pobres que estão matriculados exatamente nas instituições públicas de ensino”, declarou.
O parlamentar compareceu na manhã desta quarta-feira (19) a uma audiência de representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público com o Procurador Geral de Justiça, José Antônio Borges, liderado pela deputada estadual Janaína Riva (MDB) .
Ainda estiveram presentes os deputados Valdir Barranco e Lúdio Cabral, ambos do PT, Dr João (MDB), João Batista (PROS) e Elizeu Nascimento (DC).
Na ocasião, o Procurador Geral de Justiça, José Antônio Borges, ressaltou a notificação encaminhada pelo Ministério Público Estadual na qual é explicado que diante da aprovação de uma emenda constitucional que limita o teto dos gastos públicos é impossível ao Estado autorizar qualquer espécie de aumento real aos ganhos dos servidores públicos.
“Por conta deste confronto de leis que ainda não foi pacificado pelo Tribunal de Justiça, o melhor caminho é um acordo dos professores com o governo do Estado que possa ser avalizado pela Assembleia Legislativa e ter o Ministério Público como fiscal da lei. Do contrário, será uma greve sem fim que só vai afundar o sistema de ensino público que os mais pobres necessitam”, disse.
A direção do sindicato sinalizou favoravelmente à proposta do deputado Wilson Santos e comprometeu-se a discutir internamente para verificar a aceitação ou não junto a maioria da categoria.
RAFAEL COSTA/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos