Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 5 de junho de 2019

"JUNTOS PELO ARAGUAIA: Programa ambiental visa “salvar” Rio Araguaia e estimular o desenvolvimento"

Acordo de cooperação entre os estados de Mato Grosso, Goiás e o Governo Federal foi assinado em evento com a presença dos governadores e do presidente brasileiro..A união dos estados de Mato Grosso e Goiás para salvar o Rio Araguaia do assoreamento (acúmulo de detritos, lixo, entulho e outros materiais) foi consolidada nesta quarta-feira (05) com a assinatura do protocolo de intenções para cumprimento do programa ambiental “Juntos pelo Araguaia”.
O programa prevê a conservação desse patrimônio ambiental e de outras bacias hidrográficas no país. O evento para oficialização do projeto ocorreu na Praia do Quarto Crescente, em Aragarças (GO), divisa com a cidade mato-grossense de Barra do Garças, situada a 512 km de Cuiabá.
A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e dos governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes, e de Goiás, Ronaldo Caiado, e fez parte das ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Para que a execução do programa tenha início, as autoridades firmaram também um acordo de cooperação técnica que envolve as Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de Goiás (Semad) e Mato Grosso (Sema) e os Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional.
A secretária do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), Mauren Lazzaretti, revelou que o programa Juntos pelo Araguaia nasceu após estudos das universidades dos dois Estados detectarem que o Rio Araguaia está bastante comprometido pelo assoreamento e precisa ser preservado, pois é extremamente importante para população da região.
“O programa foi idealizado pelo Estado de Goiás e Mato Grosso para recuperar áreas de proteção permanente e de áreas com uso do solo comprometidos com processos erosivos e voçorocas [buracos de erosão]”, explicou. A titular da Sema acrescentou ainda que, além do Araguaia, o programa contempla a recuperação de mais de 10 mil hectares de áreas nos dois estados.
Segundo ela, o conceito do projeto está todo estabelecido e com a indicação dos municípios que envolvem as cabeceiras do rio nos dois estados, bem como a concepção de execução do trabalho. “Com a assinatura do termo de cooperação técnica teremos o detalhamento do projeto executivo para que possamos de fato iniciar a identificação das áreas prioritárias e dos custos gerais do projeto”, pontuou.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, acrescentou que até o momento já foram diagnosticados os problemas da bacia do Araguaia e as propostas de solução. A partir disso, serão definidos os trabalhos.
“São duas situações muito reais de ação. Uma delas é o replantio de florestas nativas nas nascentes, em áreas de preservação permanente e de recarga do rio. As outras são ações de contenção de solo”, revelou.
De acordo com ela, os estudos das universidades indicaram que a vasão do rio reduziu em até 35% nos últimos anos com o assoreamento, justamente por isso a necessidade da união entre Goiás e Mato Grosso para mudar essa realidade. “Estamos tentando agora unificar a legislação dos dois estados, via diálogos técnicos para desenvolvimento do trabalho”, acrescentou.
Preservação e desenvolvimento
Em sua fala durante o evento de lançamento do Juntos pelo Araguaia, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, ressaltou a importância da assinatura do programa, dizendo que a iniciativa entra para o rol de uma das maiores do país e do mundo na preservação e recuperação do meio ambiente.
“Tenho a honra de participar do lançamento desse programa. O rio Araguaia une esses dois estados no coração do Brasil e aqui vamos dar esse exemplo que é possível produzir e conservar, desenvolver e gerar riquezas”, salientou ele, ressaltando que o trabalho será no sentido de preservar, sem comprometer o desenvolvimento econômico da região.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que esteve na cerimônia de lançamento do programa, disse, por sua vez, que o Brasil tem muito a se orgulhar, pois é uma das nações que mais preservam suas riquezas naturais e sua biodiversidade, destacando que o atual governo brasileiro vem trabalhando para manter os marcos regulatórios de preservação ambiental e o desmatamento ilegal. O Juntos pela o Araguaia é uma prova disso, pontuou.
Porém, o ministro deixou claro que todas as ações de cunho ambientais serão conduzidas pelo governo brasileiro de forma a respeitar os setores produtivos do país, principalmente o agronegócio, que hoje produz e tem foco na sustentabilidade.
“Não é o campo que gera os problemas ambientais do país e sim as cidades. E justamente para começar a corrigir essa injustiça o governo lançou essa grande agenda de qualidade ambiental, com objetivo de ajudar os estados e as prefeituras a resolver o problema dos nossos rios e bacias”, afirmou.
Fechando o evento, o presidente do país, Jair Bolsonaro, afirmou que o protocolo de intenções para execução do programa mostra que o atual governo respeita sim o meio ambiente e vem atuando para manter os marcos regulatórios de preservação, no entanto respeitando quem produz.
“Esse momento da revitalização da bacia Araguaia e de outras é o maior exemplo que podemos dar para o mundo que somos sim preocupados com o meio ambiente. Porém, nossa primeira missão é não atrapalhar quem quer produzir”, disse ele, enfatizando que esse é um dos passos dados para mudar a forma de olhar e conduzir o país.
“Juntos Pelo Araguaia”
Baseado na experiência comprovada do Instituto Espinhaço em Minas Gerais, o projeto é o maior programa público de recuperação e revitalização de bacia hidrográfica no país, em um esforço conjunto entre os Governos Federal, de Mato Grosso e de Goiás.
O programa prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios da região do rio Araguaia, sendo 5 mil em cada um dos Estados, Mato Grosso e Goiás. Entre as ações previstas pelo projeto estão a reposição florestal, plantio de mudas nas margens da área e conservação do solo de áreas degradadas em toda a região do rio. O grande objetivo é assegurar a disponibilidade de recursos hídricos para as próximas gerações.
Na primeira etapa, o objetivo é recompor as florestas protetoras de áreas de preservação permanente e manejar pastagens e atividades agropecuárias com tecnologias de agricultura de baixo carbono, bem como implantar sistemas agroflorestais nas zonas de recarga de aquíferos, nas cabeceiras e nos afluentes que formam o Rio Araguaia.
Privilegiando as cabeceiras do rio que corta cinco estados em um percurso de 2600 quilômetros, a área de abrangência da atuação em Mato Grosso engloba os municípios que compõem o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Tesouro, General Carneiro, Barra do Garças.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos