Um sorriso atraente tem sido o foco de atenção no sentido de melhora da aparência e da autoestima. A busca pelos padrões de beleza e perfeição das formas e dimensões têm proporcionado uma supervalorização da aparência de cada indivíduo dentro da sociedade, sendo assim a procura pela estética tem tornado as pessoas cada vez mais exigentes na escolha do profissional adequado e na busca por sorrisos belos que se aproximem ao mais natural possível. Enquanto ciência a beleza é tida como um conjunto de características agradáveis aos olhos, e capazes de cativar o observador. E para nós profissionais da área odontológica, a estética envolve a atividade que visa a busca da beleza física, por meio de tratamentos especiais para a correção de problemas específicos, e um dos grandes desafios que temos hoje é dar aos pacientes o melhor: boa função e boa estética. E, as famosas lentes de contato dentais já muito conhecidas na odontologia estética, vieram para realizar o sonho do sorriso perfeito. São lâminas finas de porcelana cimentadas sobre os dentes, onde podemos melhorar a proporção do sorriso no rosto, mudando cor, formato e tamanho dos dentes. Inicialmente é feito um trabalho de visagismo - Uma análise facial que estabelece a melhor forma para trazer a harmonia estética entre traços faciais e dentes. Para isso é realizado uma análise criteriosa e detalhada de cada caso, observando fotos, exame clínico e radiografias iniciais do paciente.
A partir daí é dado início ao tratamento realizando uma prévia para aprovação do resultado, através de um protótipo encerado da arcada dentária do paciente, onde realizamos um mockup provisório que é transferido para a boca. Após a aprovação, inicia-se os preparos para a confecção das “jóias” dentais definitivas. Lembrando que não existe um sorriso ideal universal, que serve para todo mundo, até mesmo porque cada pessoa possui um padrão que é próprio e que deve ser respeitado. Mas graças a toda tecnologia atual que possuímos na odontologia moderna, conseguimos reproduzir resultados harmônicos com naturalidade. Gosto muito de uma reflexão que traduz bem esta perspectiva, ao afirmar que o sorriso, desde que agradável, pode produzir uma aura que amplia a beleza da face, incluídas nas qualidades e virtudes da personalidade humana ( RUFENACHT,1990).
Diante disso, acredito fielmente que o sucesso de um tratamento estético depende muito da interação estabelecida entre paciente e cirurgião-dentista onde um colabora com a atitude do outro através de uma relação de compreensão e confiança. E nós profissionais devemos transmitir otimismo nos limites da realidade de cada procedimento estético proposto ao nosso paciente.
Diovana Mocelin
Cro 5179/MT
Especialista em Implantodontia e Prótese Dentária
Pós-graduada em Dentistica Restauradora
Pós-graduada em Periodontia.
Membro ( Equipe Harmonização Orofacial Cursos Ferrão Jr)
Delegada SBTI/MT
-Orofacial Aesthetics
New York University(NYU)
-Laminados Cerâmicos
New York University (NYU)
-Oral Rehabilitation
New York University (NYU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário