Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 28 de junho de 2019

"PROTEÇÃO: Botelho defende criação de conselhos de idosos nos municípios"

Governo deverá criar incentivos para que municípios tenham condições de atender a demanda. Já está em tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a estimular a criação de Conselhos de Idosos nos municípios. De autoria do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), a proposta cumpre pauta na Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso. Para isso, o governo deverá celebrar convênios e termos de cooperação técnica e financeira para subsidiar os municípios a instituírem os respectivos conselhos, desde que eles cumpram a Lei Federal 10.741, de 1º de outubro de 2003, que trata Estatuto do Idoso, bem como o Decreto Federal n.º 5.109, de 17 de junho de 2004, que dispõe sobre a composição, estruturação, competências e funcionamento do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso – CNDI.
Na proposta, Botelho cita que os conselhos municipais deverão funcionar como órgão de representação dos idosos e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas, em sintonia às políticas nacional e estadual e se adequar as regras e leis aprovadas e regulamentadas.
Objetivo é adotar diretrizes das políticas públicas nacionais de amparo e proteção aos idosos. Promovendo amplo debate sobre as necessidades dos idosos e encaminhar as demandas aos órgãos competentes.
Além disso, visa a formulação da política municipal do idoso; sensibilizar os poderes quanto ao atendimento das demandas; firmar parcerias que promovam os direitos dos idosos; fortalecer o conselho municipal, dentre outras ações.
“Diante da importância desse proposta, solicitamos o apoio de todos os pares para aprovação”, diz Botelho na justificativa da proposta, que foi apresentada no início deste mês.
Itimara Figueiredo / Caminho Político
Fotos: Maurício Barbant

Nenhum comentário:

Postar um comentário