Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 28 de junho de 2019

"Qual o seu papel no desenvolvimento da sua comunidade e do planeta?

Você já ouviu a frase “pensar globalmente e agir localmente?” Já parou para pensar o que ela representa? Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU), fez um chamado universal com olhar até 2030, para pensarmos de forma coletiva e participativa, qual o legado queremos deixar para a vida do planeta. Neste movimento, foram lançados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Se você nunca ouviu falar deles, te convido a conhecer mais. São 17 objetivos que contém 169 metas, guiados por cinco elementos: pessoas, prosperidade, paz, planeta e parcerias.
Alcançar os ODS requer o engajamento de todos: governos, setor privado, sociedade civil e cidadãos comuns para garantirmos que deixaremos um planeta melhor para as futuras gerações. Ou seja, não se limita a uma atuação somente dos países ou das empresas e organizações sociais. Ele nos convida, como cidadãos que habitam o Planeta Terra, a contribuir coletivamente, com pequenas ações no nosso dia a dia.
Mas eu, como pessoa física, posso contribuir? Aí é que entra a frase “pensar globalmente, agir localmente” do sociólogo alemão Ulrich Beck. Essa frase pode ser pensada em diversos contextos, mas o significado é sempre o mesmo: cada um precisa fazer sua parte. Temos que ter em mente que o planeta é um só. E quando a gente tem consciência disso, qualquer ação que a gente faça, reverbera em todo o planeta.
Quando a gente pensa em desenvolvimento sustentável, achamos que é uma questão muito macro, algo intocável. Mas na verdade, isso está presente em muitas ações do nosso cotidiano. E quando falamos em fazer algo na comunidade não é só uma questão de trabalho voluntário ou inciativas sociais. Mas sim pequenas ações, por exemplo: Quanto eu gero de lixo em minha casa? Onde esse lixo vai parar? Como contribuo para solucionar os problemas da minha comunidade? Como posso ser mais participativa nos lugares em que estou inserido?
Empresas também podem contribuir com a implantação dos ODS nas suas estratégias de negócios, aliando rentabilidade e geração de impactos positivos na gestão ambiental, social e econômica. Um exemplo são as empresas que atuam junto a seus fornecedores exigindo práticas sustentáveis também.
Já os países podem se comprometer com os ODS com ações que impactam diretamente suas políticas públicas e legislação, que vão desde o combate à corrupção, passando pela erradicação da fome e da pobreza até investimento em fontes renováveis de energia e ações de preservação do meio ambiente.
Na Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e na AMAGGI, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável permearam nosso planejamento estratégico, ações e projetos desenvolvidos. Também engajamos os nossos colaboradores e nossos parceiros a olhar como podem contribuir para esta agenda, de maneira simples, mas efetiva.
Convido você a conhecer um pouco mais sobre os ODS (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/) e a se engajar na vida em coletivo do planeta. Escolha aqueles temas que mais fazem sentido para você e venha somar com a gente.
Vamos pensar nesta agenda juntos?
Assista também ao vídeo: https://youtu.be/W8NcwaVsTWM
Juliana de Lavor Lopes é Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da AMAGGI e Diretora Executiva da Fundação André e Lucia Maggi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos