O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.
O Grupo São Benedito é uma das maiores construtoras da região Centro-Oeste.

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Esse ano a campanha visa arrecadar brinquedos e alimentos para doar aos carentes

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

CÂMARA MUNICIPAL  DE CUIABÁ
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - Fone: (65) 3617-1500

Pantanal Shopping

Pantanal Shopping
Av. Historiador Rubens de Mendonça (Av. CPA), 3300

quarta-feira, 31 de julho de 2019

"Audiência Pública proposta por Faissal vai discutir sobre o tratamento adequado e destinação do lixo e energias renováveis em Mato Grosso"

O objetivo é conseguir discutir problemáticas que envolvem este assunto e sugerir ao Estado, Tratamento adequado e destinação do lixo e energias renováveis no Estado são os temas da audiência pública que será realizada pelo deputado estadual Faissal Calil (PV), no dia 05 de agosto, às 9h, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Visando conhecer novas alternativas sustentáveis de reciclagem e geração de energias renováveis, o parlamentar visitou algumas cidades de Santa Catarina que utilizam as tecnologias de oxi-
combustão, técnica já utilizada no Japão, onde 62% do lixo orgânico é transformado em energia e utilizado para abastecer indústrias e outras empresas. A equipe técnica do deputado já tem se reunido com alguns especialistas no assunto e representantes de entidades do Governo Estadual e Municipal para debater a temática que será proposta na audiência.
“Cerca de 111 prefeituras de Mato Grosso apresentaram o plano que trata da adequação do aterro sanitário, coleta seletiva e destinação dos mais diversos resíduos, como o lixo doméstico, materiais recicláveis, resíduos da construção civil e da indústria, lixo hospitalar, entre outros. Precisamos buscar formas de viabilizar esses projetos”, alerta o deputado.
Faissal ressalta que, “uma das alternativas para preservar o meio ambiente, é conseguir fazer energia a partir do lixo. Sabemos que a medida ainda não resolveria o problema no setor elétrico brasileiro, mas aproveitar o recurso de resíduos sólidos urbanos é uma coisa bem pertinente. Portanto precisamos discutir formas de conversão”.
Somente em Cuiabá, cerca de 15 mil toneladas de resíduos são jogados no aterro a cada mês. Em Várzea Grande a média é de 170 toneladas de lixo doméstico. Nos locais, o material é compactado e coberto com terra, o que traz prejuízos ambientais.
Segundo um levantamento do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (2009), baseado na Lei nº 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estima-se que a produção total de dejetos da pecuária no Brasil foi de 1,7 bilhão de toneladas por ano, sendo que 32% é gerado na região centro-oeste.
A geógrafa, Adelaine Cézar ressalta que a audiência pública, convocada pelo deputado, traz um desafio urgente, que trata da gestão dos resíduos sólidos.
“Como tratar o lixo de forma adequada? Esse lixo pode ser transformado em energia? Podemos gerar renda e emprego com o tratamento do lixo? Consideramos então que o tripé essencial para o avanço dessa discussão passa por um movimento de transformação que surgirá no seio da sociedade através de iniciativas de educação ambiental. O Governo entra como ator fundamental, no fomento à discussão, ouvindo todas as partes e promovendo cenários de discussão, engajamento e implementação. E finalmente a iniciativa privada com soluções tecnológicas para promover essa transformação, injetando um novo modelo economia sustentáveis circulares em nosso Estado”, ressalta a ambientalista.
Para o engenheiro florestal, André Babynski, "o gerenciamento de resíduos sólidos afeta todas as pessoas no mundo, independentemente de os indivíduos estarem gerenciando seus próprios resíduos ou os governos fornecendo serviços de gerenciamento de resíduos para seus cidadãos. À medida que as nações e cidades se urbanizam, se desenvolvem economicamente e crescem em termos de população, o Banco Mundial estima que a geração de resíduos aumentará de 2,01 bilhões de toneladas em 2016 para 3,40 bilhões de toneladas em 2050. Segundo o site The World Bank, pelo menos 33% desses resíduos são mal administrados globalmente hoje, gerando descarte direto ou queima."
Audiência Pública para debater o tratamento adequado e destinação do lixo e energias renováveis no Estado
Quando: 05/08
Horário: 9h
Local: Auditório Milton Figueiredo - Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Faissal - Deputado Estadual
"Estar perto da população não é uma promessa, é o nosso compromisso"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos