Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 10 de julho de 2019

"Especialistas cobram implementação de políticas para formação de professores"

Audiência pública sobre a formação dos Profissionais da Educação. Dep. Professora Rosa Neide (PT-MT)O Brasil possui políticas públicas adequadas para a formação de professores, mas elas não são colocadas em prática. Essa foi a opinião dos especialistas ouvidos nesta terça-feira (9) pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que discutiu o tema. Um exemplo dessas ações é o Plano Nacional de Educação (PNE), que traz uma série de diretrizes para promover a melhoria da formação dos profissionais da educação em médio e longo prazos.
Autora do pedido para a realização da audiência, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) destacou, no entanto, que muitas das metas do PNE não avançaram. “Preocupo-me com a falta de implementação. Apenas uma ou outra das vinte metas saíram do papel. A maioria continua na gaveta”, disse. “A questão da formação dos docentes é uma das que deveria estar plenamente em vigor e ainda não está.”
Sessão Deliberativa Extraordinária. Dep. Professor Alcides (PP-GO)MEC
Para Rosilene Corrêa, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, decisões recentes do Ministério da Educação podem comprometer a qualificação dos professores. “Quando se tem uma política de desmonte, de retirada de recursos, isso pressupõe que logo, logo teremos uma queda na qualidade de ensino”, argumentou. “Precisamos ter profissionais capacitados, valorizados, bem pagos, e não é isso que estamos assistindo.”A diretora da Secretaria de Educação Básica do MEC, Mariana Fraga, informou que, desde 2015, uma resolução do Conselho Nacional de Educação prevê a adoção de uma Base Nacional de Formação Docente. Até o fim do ano, segundo a diretora, deverá ser levada uma proposta até o ministro, Abraham Weintraub. “A ideia é que, até novembro deste ano, nossa secretaria apresente o documento à Secretaria Executiva, e consequentemente ao ministro.”
Na avaliação do deputado Professor Alcides (PP-GO), embora a execução do PNE esteja em desacordo com o planejamento original, o MEC tem se esforçado em apresentar políticas educacionais satisfatórias. “O ministério está procurando investir pesado na educação básica, que é o nosso grande gargalo.”
Novo debate
A Comissão de Educação da Câmara confirmou a realização de uma nova reunião, no segundo semestre, a fim de dar continuidade à discussão sobre a formação dos professores.
Reportagem – Ana Raquel Macedo
Edição – Marcelo Oliveira
Com informações da TV Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos