Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

domingo, 21 de julho de 2019

"Fabinho recebe sugestão para solução do VLT em Cuiabá e Várzea Grande"

O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Fábio José Tardin – Fabinho (DEM) recebeu na tarde dessa quarta-feira (17.07) o presidente da Associação Brasileira de Integração e Desenvolvimento Sustentável (Abides), o engenheiro civil, Everton Carvalho. O representante da sociedade civil organizada apresentou uma proposta de solução para o imbróglio das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, paralisadas desde 2012.
Consta na proposta, a sugestão de uma concessão comum de prestação de serviço entre o município de Cuiabá e Várzea Grande, bem como a possibilidade de conclusão do modal em dezembro de 2022. Conforme o documento, os municípios lançarão um edital de concessão comum de prestação de serviços públicos. Neste caso, eles se encarregam de prover toda a infraestrutura necessária para disponibilização do serviço público, remunerando-se das tarifas pagas pelos usuários.
“É obvio que não temos uma solução pronta, mas temos ideias, conhecimento técnico e científico para orientar sem entrar em polêmicas. Basicamente estamos propondo que o Estado absorva todos os custos realizados no valor de R$ 1,066 bilhões na forma de amortização e assumi os riscos jurídicos das disputas em andamento. Inclusive, calculamos R$ 150 milhões de depreciações, calculamos também qual seria o custo do serviço não prestado e custos futuros. Sugerimos que o Estado transfira o poder de concessão do VLT para o domínio dos municípios de acordo com as Leis das Concessões 8.987/95 e 9074/95, incluindo todo patrimônio físico existente das obras e equipamentos”, disse o presidente da Abides.
Na ocasião, Fabinho comprometeu a estudar a alternativa e pontuou que a sociedade tem muitas dúvidas referentes ao futuro do modal. Tardin destacou ainda, que existe a possiblidade da retomada das obras por meio Parcerias Público-Privadas (PPPs).
“Vou estudar a sua proposta, mas acredito que o VLT possa ser concluído por uma PPP. Inclusive, vamos fazer uma audiência pública entre as Câmaras de Cuiabá e Várzea Grande para esclarecer e cobrar uma solução. Vamos analisar a proposta e avaliar sua viabilidade. Já tivemos uma primeira conversa com o Governo do Estado e como se trata de uma decisão política vamos levar a ideia”, garante Tardin.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário