Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 14 de julho de 2019

"Presidente da Aesa-MT fala sobre o trabalho desempenhado pelo engenheiro sanitarista"

Em homenagem ao Dia do Engenheiro Sanitarista, o presidente da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (Aesa/MT), Eng. sanitarista Jesse Barros destacou sobre os trabalhos da entidade de classe ligada ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Aesa-MT, funções desses profissionais, as necessidades do saneamento básico e aterro sanitário da capital. “ A Aesa-MT conta com mais de mil e cinquenta associados. A entidade de classe desenvolve várias atividades, como eventos sobre a importância do monitoramento ambiental. Palestra de orientação de licitações públicas e outros assuntos. Nesse segundo mandato de atuação à frente da entidade, transformamos a sala da Aesa-MT em formato “coworking”, que é o compartilhamento do espaço com outras entidades de classe pertencentes ao Crea-MT”, destacou Jesse.
Ainda de acordo com o presidente da entidade, a Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientalistas de Mato Grosso apoiou a criação do Crea Mulher no estado, implantada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), tendo no comando, conselheiras do Crea e a inspetoria do município de Água Boa, engenheira sanitarista Áurea Soares. “ Estamos auxiliando por meio da entidade de classe eventos voltados as engenheiras mulheres. Esse Comitê do Crea Mulher precisava de uma retaguarda, por isso colocamos a Aesa, Amaest e convidamos a Abenc para estar na assessoria dessa criação do Crea Mulher no estado”, detalhou ele. Ao destacar os trabalhos das engenheiras do sistema Confea/Crea Jesse explanou sobre a Comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia, no dia 24 de junho no Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realizado pelo Comitê Crea-Mulher. “ Nesse dia homenageamos simbolicamente todas as engenheiras mulheres em destaque, entre elas aquelas de relevante participação na sociedade em ações da engenharia. A exemplo da jornalista Eunice Ramos que laçou um livro voltado ao conhecimento da engenharia, natureza e meio ambiente, o que tem tudo a ver com a nossa profissão”, detalhou engenheiro sanitarista.
Na oportunidade, o presidente da Aesa-MT falou sobre os quatro eixos do saneamento básico. “Sendo a água considerado um dos mais importantes. Esse recurso deve ser tratado e utilizado de forma moderada e correta, consequentemente evitando o desperdício, para não se tornar escasso futuramente. Em Cuiabá, por exemplo não temos o plano de drenagem, em época de chuva algumas famílias enfrentam as enchentes, causando prejuízo pela falta desse tratamento correto. Em Cuiabá os sistemas de água e esgoto estão todos concedidos, e atualmente não existe um programa de despoluição dos córregos do perímetro urbano. Costumo dizer que a drenagem e a água são unidas. Infelizmente em Mato Grosso, as execuções dos planos de saneamento municipais ainda não começaram a fase de execução”, pontuou Jesse.
O engenheiro sanitarista afirmou que devido a falta de aterro sanitário, aproximadamente 90% dos resíduos sólidos em Mato Grosso não tem destino, ou seja, onde descartar, devido a isso são apenas controlados.
“ Ainda não existe a efetivação da lei 13.205/2007, que prevê a política nacional de resíduos sólidos, que obriga os municípios a terem a destinação correta dos resíduos sólidos. Até os dias de hoje ocorre prorrogação desta obrigação legal”, enfatizou ele.
Cristina Cavaleiro
Equipe de Comunicação do Crea-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos