
PRÉ-NATAL — Além disso, ainda foi aprovada a inclusão do pré-natal odontológico na rede pública de saúde. Na prática, a medida refere-se a exames e tratamento odontológico a mulheres grávidas.
Saad explica que a matéria visa divulgar a importância da educação em saúde bucal na promoção de saúde na assistência odontológica durante o pré-natal.
“Sabemos que problemas odontológicos são comuns em nossa população. E sabemos também que problema nos dentes é uma porta aberta para todo o tipo de infecção e contaminação. O feto, por ser mais vulnerável, pode ser o maior prejudicado pelas infecções que daí advém”, justificou o paramentar tucano.
EXAME DE ECOCARDIOGRAMA — Por fim, ainda foi aprovado o projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de exame de ecocardiograma nos recém-nascidos portadores de Síndrome de Down no município de Cuiabá.
De acordo com o vereador, a medida é uma forma de prevenção, tendo em vista que doenças cardíacas congênitas representam as principais causas de mortalidade nos primeiros anos de vida de uma pessoa com esta síndrome.
“Desta forma, o projeto vai ao encontro dos anseios da sociedade, diante da realidade das crianças com Down, que correm o risco de nascer com algum problema cardíaco congênito, e quando diagnosticado no coração do bebe nos primeiros 30 dias de vida, proporciona a ele o direito a vida pela cura” pontuou Saad.
Todos os projetos de sua autoria foram aprovados por unanimidade. Agora, eles seguem para a sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Assessoria/ Caminho Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário