Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 13 de agosto de 2019

"BASTIDORES DO PODER: Vereador de Leverger cobra participação nas audiências que debatem o “Cota Zero”

Resultado de imagem para vereador dudu Moreira (PSB)Defendendo o povo de Leverger: O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, município localizado a cerca de 36km de Cuiabá, vereador Eduardo Moreira (PSB) cobrou a participação efetiva dos vereadores, como também da população, nas audiências públicas que estão debatendo o Projeto “Cota Zero”. Desde quando o Projeto “Cota Zero” do governo do estado, foi encaminha para Assembleia Legislativa, no início deste ano, que os profissionais e empresários que vivem do mercado da pesca, vivem um período de angustia e incertezas. “As audiências públicas estão sendo realizadas em localidades como Bonsucesso, em Várzea Grande, na Câmara Municipal de Cuiabá, Associação Mato-grossense dos Municípios, Assembleia Legislativa, entre outras” . Por Lauro Nazário – O Projeto “Cota Zero”, como o próprio nome já diz, as pessoas não poderão transportar nada, nenhum quilo de peixe do rio para sua casa.

Para os pescadores, principalmente amadores, aqueles que vão esporadicamente a beira do rio, deixar de levar o pescado é desmotivador, já que se gasta muito mais para ir pescar, do que propriamente dito o valor do peixe.
“Para pescar, em Santo Antônio de Leverger, não gastamos menos de R$ 200 reais, temos que abastecer o carro, comprar mantimentos para o dia todo, alugar tablado ou barco, e se for comprar um peixe, com R$ 25 a pessoa compra uma peça”, disse um pescador amador.
Para os empresários que envolve o setor da pesca, se o projeto for aprovado da forma que está, muita gente irá ficar desempregada, já que as vendas irão diminuir.
Na questão dos pescadores profissionais, que vive única e exclusivamente da venda do pescado, para sustentar sua família, até o momento não foi apresentada uma proposta de meio de sobrevivência para esses profissionais, por parte do governo do estado, que ficarão sem emprego e renda com a proibição de comercialização do pescado do rio.
Outro ponto de questionamento, é referente a fiscalização, o governo do estado apresenta o Projeto “Cota Zero”, diz que não tem condições financeira para investimentos, e não apresentou um plano para fiscalizar os milhares de quilômetros de rios que tem no estado.
Para o vereador e presidente da Câmara, Dudu Moreira, a participação do povo de Santo Antônio de Leverger, que tem uma parte de sua economia baseada no mercado da pesca, é de importante.
“Quem não se lembra do Projeto de Divisão do Município de Leverger, muita gente não deu importância, porque considerou era uma aberração e jamais seria aprovado, e como foi aprovado, agora temos que lutar para não sermos prejudicados novamente”, explicou o vereador Dudu.
“Vários deputados do estado já se manifestaram contra o projeto, alegando que vai prejudicar os mais necessitados e beneficiar os grandes produtores de pescado de cativeiros”.
O prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Castro Filho já utilizou da sua rede social, quando manifestou contra o Projeto “Cota Zero”. “Este projeto irá prejudicar o município de muitas formas, tem muita gente que depende da pesca, seja o pescador amador, pescador profissional, os pequenos comerciantes, desde o catador de iscas, pirangueiros, até os grandes empresários, proprietários de pesqueiros, pousadas e barco hotel”, ressaltou o prefeito.
Lauro Nazário/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário