Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

"Combate à violência: Comissão dos Direitos da Mulher apoia proposta do deputado Dr. Leonardo"

Autoridades manifestaram apoio ao Projeto de Lei ‪1526/2019, PL em Defesa‬ das Mulheres, de autoria do deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), durante audiência pública para discutir violência doméstica e aperfeiçoamentos na Lei Maria da Penha, realizada na quarta-feira (28.08), na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. O PL em Defesa da Mulher visa suprir a lacuna na lei quando se trata de ameaça.
“Coibir, punir e erradicar todas as formas de violência devem ser preceitos fundamentais para uma sociedade justa e igualitária entre mulheres e homens. E em muitos casos, as ameaças e agressões precedem o caso de feminicídio, que é crime mais grave, portanto precisamos de mecanismos para coibir esses crimes”, disse a promotora Lindinalva Alves, membro da Comissão Setorial Temática da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
“Pensando nessa lacuna, apresentei o PL em Defesa da Mulher. No primeiro semestre, consegui mais da metade das assinaturas do Congresso Nacional para solicitar urgência e nesse segundo semestre vamos trabalhar para colocá-lo em votação”, afirmou o deputado Dr. Leonardo.
A ideia do PL em Defesa da Mulher é ampliar
a proteção das vítimas e reduzir a impunidade que existe com devido a legislação em vigor. Atualmente, a lesão corporal grave contra a mulher em contexto de violência doméstica, mesmo um espancamento que resulte de incapacidade permanente, perda de membro,
deformidade ou aborto, tem pena inicial de apenas 2 anos e 8 meses.Com isso, o réu pode cumprir a punição em liberdade e a eficácia da Lei Maria da Penha torna-se praticamente nula. Com a alteração proposta pelo PL, o agressor passaria a ter de cumprir pena de 5 a 8 anos, ainda com a possibilidade de agravamento de 1/3 no contexto de violência doméstica. Se houver ameaça contra a mulher por conta de sua condição feminina – caso não previsto na legislação atual -, a pena estabelecida pela proposta é de três meses a um ano de detenção.
O projeto de Dr. Leonardo aumenta ainda em 1/3 até a metade a pena se a ameaça for cometida nas seguintes condições: Durante a gestação e até três meses após o parto; Contra menina menor de 14 anos; Contra mulher a partir de 60 anos; e Contra mulher com deficiência.
Participaram também da audiência pública na Comissão dos Direitos da Mulher , requerida pelo deputado Emanuel Pinheiro Neto (PBT-MT), representantes da Comissão Setorial Temática da Mulher, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, entre elas a promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues e a juíza Amini haddad Campos.
“Dados do Mapa da Violência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostram que o número de mulheres assassinadas aumentou no Brasil. Entre os anos de 2003 e 2013, passou de 3.937 casos para 4.762 mortes. Apenas 7,9% dos municípios brasileiros têm delegacias especializadas para atender a mulher, realidade que deve ser levada em consideração durante os debates", disse Emanuel Pinheiro Neto.
Assessoria
Fanpage - Facebook: Dr Leonardo
Instagram: @Drleonardomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos