Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

“Este pulmão de florestas é vital para o nosso planeta”. A preocupação do Papa Francisco com incêndios na Amazônia"

O Papa manifestou hoje no Vaticano a sua preocupação com os incêndios que atingem a Amazônia, sublinhando que os problemas na região têm um impacto global. “Estamos todos preocupados pelos vastos incêndios que deflagraram na Amazônia. Rezemos para que, com o compromisso de todos, sejam dominados o mais rapidamente possível. Este pulmão de florestas é vital para o nosso planeta”, referiu Francisco, numa intervenção sublinhada pelos presentes na Praça de São Pedro com uma salva de palmas, após a recitação dominical da oração do ângelus.O número de incêndios no Brasil aumentou 83% este ano, em comparação com o período homólogo de 2018, com 72.953 focos registados até 19 de agosto, sendo a Amazônia a região mais afetada; esta é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta, incluindo territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, autorizou esta sexta-feira o recurso às Forças Armadas para combater os incêndios na Amazônia, no período entre 24 de agosto e 24 de setembro, com “ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais”, bem como para “levantamento e combate a focos de incêndio”.
A 17 de junho, o Vaticano denunciou num novo documento sobre a Amazônia a exploração levada a cabo por interesses econômicos que ameaçam o “pulmão do planeta” e os direitos dos povos indígenas.
A vida na Amazônia está ameaçada pela destruição e exploração ambiental, pela violação sistemática dos direitos humanos elementares da população amazônica. De modo especial a violação dos direitos dos povos originários, como o direito ao território, à autodeterminação, à demarcação dos territórios e à consulta e ao consentimento prévios”, assinala o documento de trabalho da assembleia especial do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que o Papa convocou para outubro.
O texto conta com o contributo das comunidades locais, que apontam o dedo a “interesses econômicos e políticos dos setores dominantes”, em particular “empresas extrativistas, muitas vezes em conivência, ou com a permissividade dos governos locais, nacionais e das autoridades tradicionais”.
Entre as ameaças elencadas estão “os grandes interesses econômicos, ávidos de petróleo, gás, madeira, ouro, monoculturas agroindustriais”, bem como “megaprojetos de infraestruturas, como as hidroelétricas e estradas internacionais, e atividades ilegais vinculadas ao modelo de desenvolvimento extrativista” de minérios.
Já em agosto, o Papa disse que o próximo Sínodo especial sobre a Amazônia é uma resposta da Igreja Católica a preocupações religiosas e ambientais, numa região decisiva para a sobrevivência da humanidade.
“Não é uma reunião de cientistas ou de políticos. Não é um parlamento: é outra coisa. Nasce da Igreja e terá missão e dimensão evangelizadora. Será um trabalho de comunhão conduzido pelo Espírito Santo”, explicou, em entrevista publicada pelo jornal italiano ‘La Stampa’.
A reunião de bispos foi anunciada pelo Papa a 15 de outubro de 2017 e vai refletir sobre o tema ‘Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral’, de 6 a 27 de outubro deste ano.
“A ameaça à vida das populações e do território deriva dos interesses econômicos e políticos dos setores dominantes da sociedade”, sustenta Francisco, sublinhando que a desflorestação significa “matar a humanidade”.
O tema voltou a ser referido no encontro de oração com peregrinos, esta manhã, num momento em que vários líderes internacionais e religiosos se têm manifestado sobre a vaga de incêndios na Amazônia.
Perante milhares de pessoas reunidas no Vaticano, o Papa falou também das exigências da fé, segundo os ensinamentos de Jesus Cristo, na oração e na caridade.
“Com a graça de Deus, podemos e devemos gastar a nossa vida pelo bem dos irmãos, lutar contra qualquer forma de mal e de injustiça”, disse Francisco, que se despediu com os tradicionais votos de “bom domingo” e “bom almoço”.
A informação foi publicada por Agência Ecclesia e Caminho Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos