Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

"Governo Federal se compromete a liberar FEX e aval a empréstimo"

A equipe econômica do governo Jair Bolsonaro (PSL) se comprometeu a liberar recursos para Mato Grosso. O compromisso foi firmado nesta quinta-feira (29), durante encontro realizado entre integrantes da bancada federal, o governador Mauro Mendes (DEM) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, além do próprio presidente da república. A expectativa é que o Estado receba R$ 1 bilhão, relativo ao Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX), além da liberação para a operação de crédito de U$ 250 milhões, junto ao Banco Mundial. Para o deputado Nelson Barbudo (PSL), o anúncio da liberação dos recursos é uma grande notícia para Mato Grosso, que, com isso, poderá aliviar sua delicada situação fiscal. “Ainda não ficou definida a data para a liberação, mas o mais importante é que o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes se comprometeram a enviar os recursos”. Do cerca de R$ 1 bilhão a ser liberado, 25% serão destinados às prefeituras, de acordo com os critérios estabelecidos no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
As duas sinalizações positivas, do FEX e do aval para o empréstimo, deverão ajudar o Executivo de Mato Grosso a quitar o pagamento a fornecedores e servidores e assegurar o pagamento do 13º salário ao funcionalismo público, ainda este ano. No caso da operação de crédito, ela servirá para a quitação de um empréstimo, feito em 2012 com o Bank of America, cujas parcelas são atualizadas de acordo com a variação cambial do dólar.
Já o FEX foi instituído como forma de compensar os Estados por conta da desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos primários e semielaborados, determinada pela Lei Kandir. Líder no agronegócio brasileiro, Mato Grosso deixa de arrecadar bilhões todos os anos, por conta desta desoneração.
Embora a derrubada da Lei Kandir não tenha sido debatida no encontro, Barbudo ressaltou que qualquer movimentação neste sentido precisa ser muito estudada. “Estamos lutando para que isso não ocorra, porque com a oneração vamos perder competitividade no mercado internacional, o que afetaria muito Mato Grosso”.
Assessoria/Caminho Político
Foto: M. Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos