
“São 120 quilômetros que há muito tempo deviam estar totalmente pavimentados, desde Ribeirão Cascalheira até Canabrava do Norte, passando por Alô Brasil. Ocorre que antropólogos, ainda nos governos anteriores, conseguiram interferir e mudar o traçado do projeto original criando um contorno e posteriormente até um contorno do contorno, numa pseudoproteção ao Povo Xavante, praticamente inviabilizando a execução pelo custo agregado. Dialogamos com a atual presidência e ficou definido que se retornaria ao primeiro projeto. Isso já foi uma conquista. Agora precisamos da obra. A rodovia já está lá, trata-se unicamente de melhorar suas condições. O ministro já deu ordem de serviço para pontes que fazem parte do traçado”, comentou o deputado do Podemos.
Medeiros informa que o ministro está disposto a retomar a obra o mais breve possível e até pediu celeridade na aprovação do projeto da nova lei geral de licenciamento ambiental, que está sendo discutida na Câmara Federal. “Essa questão legislativa é fundamental porque colocará novas regras neste setor. O texto prevê, por exemplo, isenção de licença para atividades agropecuárias e também para melhorias e ampliações em obras de infraestrutura. Nós precisamos fazer este enfrentamento, não podemos admitir que burocratas e, por vezes, ideológicos do ar-condicionado sigam impedindo a vida das pessoas de evoluir. O Brasil precisa recolher estas âncoras”, ressaltou.
Quanto aos serviços emergenciais nas outras rodovias, que também aguardam trâmites administrativos para avançar, o parlamentar pediu a importância de ações paliativas urgentes. “Estamos falando de regiões produtoras que ligam cidades muito importantes para a economia de Mato Grosso como é o caso da 174, por exemplo. Não se trata apenas de uma preocupação estadual, o Brasil está perdendo, bem como a população que sofre no deslocamento e se isola. O desenvolvimento econômico e social ficam comprometidos e precisamos garantir, pelo menos, o mínimo, neste momento”, alertou.
Assessoria/Caminho Político
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