Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

sábado, 31 de agosto de 2019

"REFORÇO DO EXÉRCITO:Governo define novas estratégias e intensifica combate aos incêndios e desmatamentos ilegais"

Ações integradas entre Sema, Sesp, Ibama e Exército Brasileiro visam combater crimes ambientais na Amazônia.Os órgãos responsáveis pelas ações de comando, controle e proteção ao Meio Ambiente intensificam as operações de combate a incêndios florestais e desmatamento ilegal e novas ações foram definidas durante reunião na sexta-feira (30.08), uma vez que Exército Brasileiro irá compor as equipes em campo. As Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp) e a Superintendência do Ibama em Mato Grosso já estão com 16 equipes em campo atuando em sete regiões da Amazônia. O Exército deverá auxiliar com o fornecimento de viaturas, instalação de bases e acampamentos de apoio e infraestrutura de comunicação para transmissão e recebimento de dados.
O chefe de Estado Maior da 13ª. Brigada do Exército Brasileiro, coronel Vladimir Tadeu Ferreira, explica que dentro do Decreto Federal de Garantia da Leia e da Ordem, a instituição está pronta para atuar, “prestando apoio de logística e segurança para que as equipes do Governo possam atuar com total liberdade”.
De acordo com a gestora da Sema, Mauren Lazzaretti, a Ação Integrada de Contenção de Desmatamentos e Queimadas no Bioma Amazônia terá tolerância zero com os crimes ambientais que forem identificados.
“Continuaremos com a ênfase de cobertura das ações de comando e controle em todo Estado, especialmente nas áreas já identificadas pela Plataforma de Monitoramento com Imagens de Satélite Planet. Seguimos na reunião planejando novas ações de comando e controle. Estamos ordenados de forma cooperada na ação para cessar o dano ambiental e assegurar a manutenção da floresta”, reforça a secretária.
Com Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Delegacia Especial de Meio Ambiente (Dema) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) em campo, a Sesp atua no combate aos incêndios, repressão aos crimes, investigação, perícia e apoio logístico.
"Nossas estruturas de apoio logístico e operacional estão à disposição dessa grande operação determinada pelo governador Mauro Mendes para combater os incêndios florestais e desmatamento ilegal", garante Alexandre Bustamante, gestor da Sesp.
A parceria com o Governo Federal, por meio do Ibama, segue no Estado de Mato Grosso.
“O Ibama já trabalha de forma tanto preventiva como repressiva nessas ações de combate às queimadas e ao desmatamento ilegal, principalmente nas áreas de competência federal como os parques nacionais e as terras indígenas. Estamos fazendo esse trabalho conjunto com o Estado de Mato Grosso nesse período crítico para somar esforços e ter mais eficiência no combate aos crimes ambientais”, enfatiza o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Gibson Almeida da Costa Junior.
Assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário