Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

"Sob risco de perder Orçamento, Wellington volta a cobrar ministro para implantar UFR"

Este ano acontece a formatura da primeira turma do curso de Medicina, mas obras precisam ser concluídas no campus. A implantação definitiva da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – assim como de cinco outras unidades de ensino, chamadas ‘novíssimas universidades’ – voltou a ser tema de discussão, nesta terça-feira, 20, na Comissão de Educação do Senado. Até o momento, uma audiência solicitada pela comissão para discutir a questão não foi agendada pelo Ministério da Educação – fato que irritou o senador Wellington Fagundes (PL-MT), líder do Bloco Parlamentar Vanguarda.
“Eu não quero dramatizar, mas creio que seja muito tempo para dar uma resposta a nossa Comissão” – cobrou o parlamentar, ao destacar que o tema central da reunião com o ministro Abraham Weintraub diz respeito à definição do modelo para criação de dois cargos – de reitor e vice-reitor ‘pró-tempore’. Esse é o último passo a ser dado para implantação das universidades.
Somente a partir da criação dos cargos e indicação dos titulares que será possível se criar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e atos seguintes, entre os quais a desvinculação orçamentária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ao cobrar a definição do ministro, Fagundes lembrou que o próprio Orçamento previsto para a Federal de Rondonópolis corre risco de se perder. “Isso não podemos permitir, ainda mais diante dessa circunstância que o país atravessa” – frisou.
Pela manhã, Wellington Fagundes recebeu a pró-reitora da UFMT no Campus de Rondonópolis, professora Analy Polizel. Ela trouxe o convite para a formatura da primeira turma de Medicina. Porém, ressaltou que as obras estruturais dos edifícios que integram o curso se encontram paralisadas por falta de recursos.
No ano passado, o Congresso Nacional aprovou emenda do senador ao projeto de Orçamento para 2019, que contemplava a possibilidade de criar cargos (inclusive de direção) para o funcionamento das novas universidades. Ele foi o relator da emenda da Comissão de Educação para o Orçamento, que asseguraram aporte de R$ 500 milhões para as novas universidades federais. Em justificativa,
Fagundes apontou a impossibilidade das novas universidades funcionarem de maneira adequada sem o provimento de novos cargos. “A Universidade Federal de Rondonópolis, por exemplo, precisa de uma estrutura administrativa e acadêmica própria de uma universidade completa, e não apenas a estrutura de um campus ou centro técnico”, ressaltou.
Semana Acadêmica - Entre os dias 7 e 11 de outubro, o Campus de Rondonópolis realizará a II Semana Acadêmica, que terá como tema “Universidade Pública e a Formação para Cidadania: UFR de Portas Abertas”. Fagundes também agendou participação no evento, já que o tema, segundo ele, é de vital importância para a construção da universidade com vocação voltada ao desenvolvimento regional.
Segundo a pró-reitora, o tema reflete o desejo institucional de que a universidade seja mais acessada pela população e por instituições e organizações públicas e privadas, de forma a cumprir com a missão de formar cidadãos conscientes e atuantes para sociedade mais justa e democrática.
Da assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos