Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

"Wellington constrói consenso em MP para ‘destravar’ investimentos e gerar emprego"

Relatório da Medida Provisória também prevê aumento dos investimentos em obras de saneamento e casa própria. A Comissão Especial Mista da Medida Provisória 882/2019 aprovou nesta quinta-feira, 08, o relatório apresentado pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), após intensas discussões e vários debates. A MP encaminhada pelo presidente, Jair Bolsonaro, envolve interesses de vários ministérios e também altera várias leis. “Foi um trabalho duro para construção de um consenso. Felizmente, foi possível aprovar esse relatório” – disse o senador, cuja expectativa, segundo ele, é fazer com que, de fato, as medidas possam ‘destravar’ os investimentos no Brasil. Ao todo, a MP altera quatro leis e mexe nas estruturas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A proposta cria o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transportes; altera a exploração de portos e instalações; altera o Código Brasileiro de Trânsito e muda o Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI.
Presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), Wellington Fagundes ressaltou que a Medida Provisória, pelo seu caráter, é altamente relevante e tem grau de importância tanto quanto as reformas estruturais que vêm sendo conduzidas pelo Governo Federal.
“Tudo que o Brasil precisa neste momento é ‘destravar’ a agenda econômica e as necessárias desestatizações para atrair investimentos em infraestrutura, setor que, sem dúvida, pode dar respostas muito rápidas às necessidades que o Brasil enfrenta neste momento, sobretudo, na geração de emprego” – ponderou.
Nesse sentido, a MP amplia a participação do BNDES no processo ao autorizar que órgãos públicos contratem o banco para que estruture contratos de parceria e outras medidas necessárias às privatizações. Na prestação desses serviços, o BNDES, por sua vez, poderá contratar outras empresas ou profissionais, criando uma nova modalidade de licitação, chamada de colação, que permitirá que o banco e os concorrentes construam, juntos, o desenho dos principais aspectos da futura estruturação do projeto.
De acordo com o senador, essa medida poderá ajudar a combater as obras inacabadas que existem no Brasil. Hoje são mais de 7 mil. Boa parte se deve aos projetos ruins. “Hoje, nós temos no Brasil milhares de obras inacabadas e a maioria delas estão assim, pois não tiveram um bom projeto. Por isso, eu creio que esse novo instrumento da colação dará segurança jurídica, trará agilidade na contratação e principalmente qualidade no projeto” – ele frisou.
A estruturação de projetos constitui etapa determinante para se operar com eficiência a transferência de atividades e de empresas para o setor privado. Estudos técnicos de demanda, de engenharia, ambientais, econômicos, financeiros, jurídicos e regulatórios, entre outros, compõem uma cesta de informações indispensáveis para que os agentes econômicos tenham condição, na licitação, em examinar a viabilidade do negócio e ofertar propostas aptas a atender aos seus interesses e também aos públicos.
Investimentos Sociais – No relatório aprovado, Fagundes também apresentou medida que autoriza a União a participar de fundo que tenha por finalidade exclusiva financiar serviços técnicos profissionais especializados, com vistas a apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos de concessão e parcerias público privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em regime isolado ou consorciado, até o limite de R$ 360 milhões.
Em outras palavras: essa alteração possibilitará promover auxílio aos chamados entes subnacionais para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, o que, embora de forma distinta. “Vamos avançar, sobretudo, nos projetos de infraestrutura social, como obras de saneamento básico e habitação” – frisou.
Da assessoria/Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos